ENTREVISTA COM AUTORES #150 | Autor Eder B. Jr.

by - terça-feira, abril 16, 2024

 

1 - Qual foi sua inspiração para começar a escrever?
Eu sempre gostei, em primeiro lugar, de reproduzir histórias. Criava na minha cabeça, desde criança, as mais variadas Fanfics, que iam além das simples brincadeiras comuns. Recortava revistas, fazia montagens. Até que resolvi mestrar RPG, ainda em meados da década de 90, moleque de tudo. Fui bolsista de cursinho e passei um ano como monitor de biblioteca, para completar a bolsa. Foi onde fiz meu primeiro livro artesanal, único volume que entreguei sem cópia para um professor que eu admirava, mas ele nunca comentou, os poucos dias que eu ainda permaneci lá e depois que fui pra faculdade, nunca mais voltei ao local. Não ficou tão bom, tenho certeza.
Com o trabalho e o estudo, só voltei a escrever muito tempo depois.
Voltando a pergunta, posso dizer que nunca tive exatamente uma inspiração. Parece que sempre foi o que eu queria de verdade. 

2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita?
Guimarães Rosa é uma referência, apesar de eu não ser presunçoso a ponto de achar que tenho qualquer nível de comparação com seu estilo único. Porém, minhas influências são muitas. Mitologias, autores clássicos, modernos desconhecidos, mundo bruxo. Gosto muito também da ficção (e da triste realidade) em torno das histórias do Cristianismo e das histórias da Távola Redonda.

3 - Como você lida com o bloqueio criativo?
Não costumo ter bloqueio criativo, costumo ter falta de foco para me dedicar para a escrita. Mas no final das contas acho isso bom. Já houve um tempo em que fiquei apenas escrevendo, todos os dias, por mais de um ano, com meta de palavras diárias alta. Cheguei a cansar e já quase não saber mais o que escrever, principalmente porque boa parte do tempo se tratava de histórias que não sentia tanta vontade de criar. Ainda assim, se permanecesse com a renda fixa que me sustentasse, conseguiria continuar no mesmo ritmo. Hoje, paro justamente para me dedicar em corrigir, refinar, divulgar, rir, viver, amar... 😅

4 - Quais desafios você enfrentou durante sua jornada como escritor(a)?
Ainda enfrento, não é? O principal é a renda zero. Mais que isso, o investimento no que precisa ser tratado como passatempo. Já percebi que o interesse no que eu escrevo e que gosto menos de escrever é muito maior que no meu universo de fantasia que eu amo e que faria quase qualquer coisa para ser viralizado. Esse conflito entre "maior facilidade de mercado" de determinados estilos contra desinteresse em Universos Complexos ou, posso dizer, menor interesse, é também um grande desafio.

5 - Você já teve experiências significativas com seus leitores? Alguma história que gostaria de compartilhar?
Como não tive uma expansão tão grande ainda de publico, cada leitor que compartilha sua experiência comigo é especial e significativo. É como se eu fizesse novamente a leitura daqueles trechos compartilhados e comentados e o coração se aquece. Quando alguém fala com carinho (ou ódio) de um personagem é como o melhor elogio que eu pudesse receber. 

6 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica?
Prefiro o processo bagunça. Eu planejo prazos, mas gosto de construir o "como" e "quando" fazer de forma inesperada, dentro do cronograma que me proponho, normalmente bem pouco ambicioso. Acabo sendo mais ousado com a quantidade de projetos que abraço ao mesmo tempo.

7 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores?
Algumas são críticas sociais, então gosto de chocar. Esse choque também me segue na fantasia, mas não gosto de apenas ser impactante por ser. Minha ideia é fazer pensar, me interessa perceber que a pessoa olhou e enxergou rupturas, expectativas de reflexão.

8 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo projeto?
São 2 livros do Universo em Órbita lançados que passarão por algumas revisões e modificações nos acabamentos das versões físicas, 4 livros já escritos para serem corrigidos e levados para os acabamentos e outros 3 por serem escritos, com enredo pronto. Ele tem ainda 3 construções iniciadas de Spin Offs.
Estou lançando hoje o primeiro volume de "A Compra do Amor" e é uma trilogia já escrita onde vou resolver apenas o final ainda. 
Livros começados e inacabados para depois disso: "Escravos do Harém" que voltou a chamar a atenção no Wattpad, "Caleidoscópio do Destino", "Cavaleiro das Nuvens", "Conquistadores de Marte", "Oasis" e "Prazer Infinito". 

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Pros leitores de Lost Words, deixo o incentivo em acompanhar essa e outras iniciativas. Não tenho palavras para agradecer e reverenciar o trabalho da incrível Aline. Com certeza, quem passar seu tempo acompanhando seu conteúdo não irá jamais se decepcionar. 

Sobre suas obras:


Sinopse: Após tirar a própria vida, Emma renasce num planeta inferno, cujo elemento que rege a vida de todos é a água. Conforme uma profecia se descobre salvadora daquele mundo, composto apenas por mulheres e esse será só o início de sua jornada. O destino retomará seu passado, enquanto ela evolui, desenvolve poderes com os elementos, descobre paixões. Isso tudo, sendo guiada por aventuras entre "deuses" e as mais variadas raças espalhadas pelo Universo. "Fúria das Águas" é o primeiro volume da saga "Universo em Órbita". - Compre aqui!


Sinopse: Uma história de amor que atravessa não só eras, mas realidades. O casal carrega o sangue de dragão, mas eles não são os únicos. Irmãos unidos pelo destino e ligados a uma profecia que envolve a continuidade de toda a existência no universo. Morte, vida, amores, poderes sobrenaturais, controle dos elementos, encontros e desencontros, tudo isso está por trás dessa rota imprevisível. A Jornada do Sangue é o segundo volume da saga Universo em Órbita. - Compre aqui!


Sinopse: Christopher acaba por herdar toda fortuna do pai e a administração do seu império empresarial. O que ele não esperava era que, ao embarcar nesse mundo dos negócios se apaixonaria por uma advogada que estaria justamente contra ele. Cego, acostumado a ter tudo que deseja, para possuí-la ele passa a comprar tudo que está em seu caminho, até deixá-la sem outra alternativa que não seja se entregar a ele. Para ajudá-lo, ele trás uma outra pessoa de seu passado que acaba entrando nesse relacionamento de uma forma que ele não esperava. A pergunta passa a ser: até onde chega esse preço dessa paixão e no final, para alguém, terá válido a pena esse valor? - Compre aqui!


Sinopse: Dois rapazes que dividem o mesmo espaço urbano, passam pelos mesmos lugares, tem idades parecidas, mas vivem realidades tão diferentes que parecem ser de mundos muito distantes. Ao mesmo tempo, seus sonhos, anseios, dores, mesmo diferentes, os aproxima e fazem compartilhar situações que resultam em destinos inesperados. - Compre aqui!

Sobre o autor:


Nascido em 1984, o que me permitiu viver fases tão distintas e tão intensas da sociedade moderna, dentro dos contrastes de lutas sociais e evolução científica e tecnológica, posso dizer que consegui absorver muito de cada um dos diferentes mundos que se apresentaram diante de mim, principalmente por ser brasileiro e esse meu país ainda ser um berço eterno de contrastes tão gritantes. Formado em Relações Internacionais e tendo cursado bons anos de Letras e Administração em três faculdades públicas diferentes, arrisco pela primeira vez me dedicar exclusivamente ao prazer da escrita como fonte de renda, apesar de ter projetos e rascunhos a mais de 20 anos engavetados. Desenvolvi um site que busca ajudar outros autores como eu e agora, busco dividir minhas histórias e minha imaginação com o máximo de pessoas que puder.

Você também pode gostar desses posts:

2 comentários

  1. Nossa, muito bacana saber mais sobre ele! eu nem sabia como era o rosto do literunico antes de ver essa entrevista KKKKK

    ResponderExcluir
  2. Caraca sempre quis perguntar ( mas sempre esqueci ) se o Eder alguma vez jogou RPG! Agora eu tenho outra pergunta, qual era classe que ele jogava? paladino? bruxo? fale mais sobre o Eder Nerd kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir