ENTREVISTA COM AUTORES #151 | Autora Margareth Tassinari

by - terça-feira, abril 16, 2024


1 - Qual foi sua inspiração para começar a escrever?
As ideias povoavam minha cabeça há muito tempo. Algumas desde criança. Resolvi  publicá-las agora.

2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita?
Gosto de autores que se aprofundam nos traços de personalidade de seus personagens e que tratam de relações familiares e sociais. Gosto muito da literatura russa, clássicos da literatura francesa, mas adoro escritores brasileiros. De uma grande lista, cito Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Lígia Fagundes Telles, Chico Buarque, entre tantos outros. Não sei dizer quais autores me influenciaram diretamente neste livro, mas pessoas que leram disseram que parece ter influência de Gabriel Garcia Marques e Isabel Allende.

3 - Como você lida com o bloqueio criativo?
Pensei por quatro anos em escrever esse livro. Em quatro meses coloquei-o no papel. Percebi, algumas vezes, que a ideia não ia para o papel do modo que eu pretendia. Parava, fazia alguma outra atividade e voltava com tudo mais claro e com mais inspiração.

4 - Quais desafios você enfrentou durante sua jornada como escritor(a)?
O principal desafio foi a falta de tempo. Infelizmente não tinha horas seguidas só para me dedicar à escrita. 

5 - Você já teve experiências significativas com seus leitores? Alguma história que gostaria de compartilhar?
Sim. Relatos bem tocantes. Uma se imaginava ouvindo música na casa noturna. Outra se imaginou passeando pela feira e fez um esquema no papel para distribuir os personagens pelo cenário, sem se perder. Algumas gostaram dos romances, outras dos conflitos. Um chegou a atribuir característica física, que eu não havia colocado, para se referir a uma personagem de sua preferência. Um outro disse que chegou a sentir dor física ao ver uma criança negligenciada pelos pais.
Alguns comentaram que ficaram com um "gostinho de quero mais", querendo saber o que aconteceria com alguns personagens.

6 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica?
Não seguia uma rotina, porque escrevia nos intervalos, nas brechas e nos finais de semana que eu largava tudo e me isolava para poder escrever um pouco  mais.

7 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores?
Espero que eles se emocionem com os personagens e as histórias e que fiquem querendo saber do que acontecerá com elas. Gostaria, também, que eles percebessem que muito do que parece utópico pode ser conquistado, com algum empenho e esforço, para que se consiga viver de modo mais satisfatório e feliz

8 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo projeto?
Gostaria de continuar escrevendo. Depois da publicação, passei a participar de vários grupos literários, conhecendo e estudando diversos gêneros. Estou pensando em dar continuidade à história com um segundo livro. Esse primeiro foi uma apresentação das pessoas e algumas situações como em um desfile ou uma feira livre. Esse segundo livro seria para um aprofundamento nos conflitos, nas relações e, sobretudo, nos romances. 

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Gostaria muito de um retorno dos leitores, com comentários sobre pontos positivos e negativos do livro e, se possível, com uma citação de dois personagens que despertaram mais sua atenção. São muitos personagens e estou fazendo uma enquete. Muito obrigada!

Sobre sua obra:


Sinopse: Como quem fosse costurando um belo vestido de baile, foi registrando a trajetória desta criação primeira. O formato que o tecido iria tomar, o tamanho das mangas e os adereços… os adereços sempre preciosos, marcantes num estilo literário que encanta. Como excelente “costureira das palavras”, é na hora dos detalhes/enfeites do vestido de baile que sugeri ali acima, que Margareth vai colocando, próximas umas às outras, suas pérolas, lantejoulas, paetês, para enfeitarem o vestido para o grande baile, agora transformado em livro. Situações literárias que podem ter acontecido ontem ou poderão acontecer amanhã, numa cidade qualquer, em qualquer canto, pois seus personagens não têm cor, peso ou altura determinados. Só o cachorro e o gato são mais gordinhos e têm cores definidas. Agradeço imensamente a ela pelo convite para os ajustes finais do seu livro de estreia e lhe recomendo, caro(a) leitor(a), que leia este livro com o carinho que ele merece. Que seja o primeiro de muitos que poderão ainda vir. - Compre aqui!

Sobre a autora:


Nasci em Campinas, onde resido. Sempre tive interesse por histórias, inicialmente as orais, contadas, principalmente, por meu avô paterno. A partir da entrada na escola, a casa foi se enchendo de livros. Os vendedores de enciclopédia adoravam minha mãe. Escrever e ler sempre foram atividades prazerosas. Até agora só escrevi textos acadêmicos e relatórios. Plantei árvore e tive filho. Faltava o livro.

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários