ENTREVISTA COM AUTORES #205 | Autora Lilian Farias

by - terça-feira, julho 09, 2024


1 - Qual foi sua inspiração para começar a escrever? 
Escrevo desde que fui alfabetizada, mas queimava tudo que escrevia. Na faculdade, em 2010, uma professora passou um trabalho sobre Fluxo da Consciência, que poderia ser um artigo científico ou um texto literário, fiz um texto literário, li para a turma e assim nasceu meu primeiro livro. Nunca mais parei.

2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita?
A lista é enorme, mas deixou aqui alguns nomes: Clarice Lispector, Elisa Lispector, Machado de Assis, Eduardo Galeano, Leonardo Boff, Mario Quintana, Nelson Rodrigues, Jorge Amado, José Saramago, Hilda Hilst, Conceição Evaristo, Miró de Muribeca, Leminsk, Carlos Drummond de Andrade, Elisa Lucinda, Bartolomeu Campos de Queirós, etc. 

3 - Como você lida com o bloqueio criativo? 
Olhando para a vida. 

4 - Quais desafios você enfrentou durante sua jornada como escritor(a)?
Espaço no mercado literário, principalmente para divulgação. Questões com direitos autorais. É uma longa história...

5 - Você já teve experiências significativas com seus leitores? Alguma história que gostaria de compartilhar?
Já tive algumas experiências de partilha de leitura que me deixaram feliz. 

6 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica?
Escrevo quando quero, mas, apesar disso, estou sempre criando, tenho sempre lápis por perto, porque nem a parede escapa quando quero registrar algo. 

7 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores?
A de ser lida e respeitada como literatura. 

8 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo projeto?
Estou sempre escrevendo, no momento, me dedico a três livros de gêneros diferentes, e estou me organizando para lançar este ano um de contos, Veja com meus próprios olhos, pela editora Urutau. 

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Leia um poema por dia.

Sobre sua(s) obra(s):


Sinopse: A vida de Marisa é regida pelo controle. Seja à frente do seu trabalho ou da vida dos filhos, ela é racional, mantendo-se sempre fria, um ser à parte das banalidades, cuja única preocupação é ser um exemplo. Olga é sua antítese. Sentimentos à flor da pele, dor flagelando a carne, pensamentos embaçados pelo esquecimento proporcionado pelo álcool. Sozinha, preocupa-se em apenas ser, em um mundo cercado por fatos que não reconhece mais como seus. Duas senhoras solitárias, vizinhas e antagônicas. Será que um dia alguém acharia que poderiam viver em paz? Mais ainda, será que poderiam se apaixonar? Mulheres que não sabem chorar é mais que uma história de amor entre iguais. Junto a estas personagens tão humanas, o leitor vê-se despido dos preconceitos, pudores e medos. Ora crua, ora poética, a trama nos obriga a enfrentar o espelho e se ver como nunca imaginou antes. Pois ao mergulhar neste romance, o que fará você pensar não é a forma como vê o amor, mas sim a forma com que ele se volta em sua direção. Esteja preparado. (Danilo Barbosa - Autor de Arma de Vingança) - Compre aqui!


Sinopse: Lilian Farias, autora de Cassandra, obra ganhadora do prêmio Uirapuru, disponibiliza em ‘Poemas para carregar no bolso’ mais de trinta poemas curtos para o dia a dia. - Compre aqui!


Sinopse: Cassandra, depois de desastrosa briga com os pais sobre sua sexualidade, assustada, só e ferida, precisa encontrar nas mazelas da noite um novo teto e alternativas para sobreviver. Na sombra de seus piores dias, ela conhece Elíasa e formará um círculo de mulheres capazes de lhe fazer entrar no seu eu mais profundo e despertá-la como porta-voz de uma nova Era. - Compre aqui!


Sobre o(a) autor(a):


Lilian Farias é escritora,poeta e escritora. Formou-se em Letras/Português pela UPE- Universidade de Pernambuco. Escreveu os romances O céu é logo ali (2011) e Mulheres que não sabem chorar (Giz Editorial, 2015), o livro de poesias Rito Serpente (Amazon) e de contos, FOME (Amazon) e Veja com meus próprios olhos (2024, Editora Urutau). Ganhadora do prêmio Uirapuru 2021, categoria romance, com o livro Cassandra, Editora Folheando. Selecionada para coletânea Ser, Nascer e Desnascer (Enquanto Mulheres), 2021, Primavera Editorial. Selecionada para publicação do livro de poesias Nada Fez Sentido Depois que Parti, editora Libertinagem (2022); também participa da Antologia Uma Mulherzinha, Não. Um Mulherão, editora Toma Aí um Poema (2022); Antologia Outros 500: Não queremos mais o quinhentismo, editora Toma Aí um Poema (2022); Antologia LGBTQIA+ O Amor é gigante, editora Toma Aí um Poema (2022).

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários