ENTREVISTA COM AUTORES #298 | Autor Fiódor B. Bonato
1 - Qual foi sua inspiração para começar a escrever?
Desde que eu era criança, eu sempre gostei de assistir Star Wars, minha principal fonte de inspiração aliás, e ver as formas como o criador adaptava coisas mundanas do cotidiano pro mundo que ele criou, me fascinava e eu me pegava criando também essas coisas dentro da minha própria cabeça. Antes era criações dentro do mundo dele, mas fui adaptando para ser algo totalmente original meu.
2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita?
Tolkien, e não apenas o estilo de escrita haha também a nerdice, obsessão pela história e línguas, vestimenta, e o hábito do cachimbo. Fora ele, o Martin com o estilo rico e detalhado, e o que fui nomeado após, o Dostoiévski. Descrições longas da psiquê humana.
3 - Como você lida com o bloqueio criativo?
Eu gosto muito de fazer o worldbuilding do livro, vou criando elementos novos ou regras, adaptando, e caso eu ache algo que fiz em bloqueio criativo legal, coloco e crio uma cena em torno disso.
4 - Quais desafios você enfrentou durante sua jornada como escritor(a)?
Eu ainda estou iniciando no mercado literário, mas onde nasci, há bem pouca valorização da arte, cidade de operários, dos quais pensam que só trabalho manual e sofrido importa, e não leitura e afins. Ouço bastante como é coisa de vagabundo, que não vai dar em nada.
5 - Você já teve experiências significativas com seus leitores? Alguma história que gostaria de compartilhar?
Leitores ainda poucos, mas a minha colega da coletânea Julienne Mattos sempre foi uma querida com o que mostro, e a forma como ela analisa tudo me deixa muito feliz!
6 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica?
Eu sempre sigo uma rotina diária de escrever o que deixei no dia anterior, depois ler alguma obra que se relacione com o que escrevo no momento. Quero apresentar construção de mundo? Leio algo histórico como base, tenho vários aqui. Antes de dormir, envio para mim mesmo no Whatsapp um rascunho de como continuar as estórias no dia seguinte, para que eu tenha um norte e não me perca tanto quando for a hora de novo. Também anoto um monte!
7 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores?
Gosto de apresentar dilemas morais nas minhas obras e meu universo. Quero que cada leitor reflita e tenha a sua própria interpretação do que eu trouxe para a mesa, vendo o mundo com novas lentes após conclusão da leitura.
8 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo projeto?
Talvez já tenha passado quando isso for postado, mas me desafiei a lançar um conto com temática de natal e ano novo do meu universo, para lançar antes do ano novo. Também um outro conto no mesmo universo, com formato mais experimental sobre a mídia, sua influência. Tenho um projeto principal que vou escrevendo aos poucos, logo darei detalhes sobre!
Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Quero te agradecer pela oportunidade de aparecer, e espero que tanto você quanto os leitores gostem do que produzo. Sei que é clichê, mas significa muito pra mim ser lido e entendido de alguma forma.
Sobre sua(s) obra(s):
Sinopse da coletânea: Essa coletânea reúne 15 contos de autores distintos, todos unidos pelo mesmo tema: Reflexos. Cada escritor oferece uma interpretação única e pessoal, explorando as múltiplas facetas dessa palavra, seja no sentido literal ou metafórico, em narrativas que transitam livremente entre diversos gêneros e estilos literários.
Os textos selecionados passaram por um cuidadoso processo editorial — sob a orientação criteriosa de Thiago Cabello, fruto de uma oficina literária dedicada à escrita de contos. Esse processo permitiu que cada autor desenvolvesse sua história até alcançar sua melhor versão possível, resultando em uma obra coesa e instigante.
Com criatividade surpreendente, os autores desta coletânea apresentam histórias envolventes, capazes de provocar reflexões profundas e inesperadas. A qualidade literária das narrativas promete conquistar leitores exigentes, revelando novos talentos capazes de impressionar pela originalidade e pela força narrativa. - Compre aqui!
Autor(a):
Beijos!



0 comentários