ENTREVISTA COM AUTORES #299 | Autora Andrea Fagundes Campos

by - sexta-feira, fevereiro 13, 2026


1 - Qual foi sua inspiração para começar a escrever? 
Costumo dizer que nasci escritora. E isso, porque não houve uma inspiração  inicial. A minha jornada pela escrita começou com as redações escolares, que eu fazia  por mim e por colegas, de tanto que eu amava escrever. 
Na adolescência, passei a escrever contos. Ao me tornar adulta, questionei a  mim mesma: Será que, em vez de contos, eu consigo escrever um livro? Talvez 100  ou 200 páginas? O resultado desse desafio que me fiz foi escrever 800 páginas, que  me pediram para transformar em uma trilogia. 
E não parei mais de escrever. 

2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita? 
Falar sobre o meu estilo é algo bastante peculiar. Certamente, fui influenciada  por todos os autores, por todas as obras que li, desde a minha infância. 
A grande questão é que parece que eu assimilei igualmente todos os estilos. 
Parece estranho, mas, explico: Cada vez que eu sentei para escrever, surgiu  uma obra em um estilo diferente. Então, a minha primeira obra foi um romance, a segunda foi um suspense policial, a terceira foi um romance erótico, estou escrevendo  um drama e, na sequência, escreverei uma ficção. 
Não sei o que virá a seguir, mas, desconfio de que o estilo não se repetirá. 

3 - Como você lida com o bloqueio criativo? 
Ainda estou na expectativa de experimentar o tão temido bloqueio criativo, a  angústia de ter tempo para escrever e não conseguir escrever. Em todos esses anos, vivo a angústia de ter muito em mente para expressar, sem que eu tenha tempo para  fazê-lo. 
Sendo esposa, mãe, avó e advogada, e ainda se somando a esse cenário  todas as atividades que cercam a vida de uma mulher, sobra-me pouco tempo para  escrever. Principalmente, considerando que minhas obras são longas e densas. 
Quando comecei a escrever A Caixa de Tânato, o suspense policial, eu tinha a intenção de escrever um livro e surgiu a trilogia. Quando decidi transformar aquelas  oitocentas páginas do romance em trilogia, acabei escrevendo a Coleção Mariana e  Rafael, que tem sete livros. Então, eu não sofro com o bloqueio criativo, mas sim com a falta de tempo para criar mais.

4 - Quais desafios você enfrentou durante sua jornada como escritor(a)? 
Os desafios que enfrentei como escritora, infelizmente, continuam em meu  caminho. 
Não costumo falar do assunto, porque não acredito no reclamar. Mas, já que surgiu a pergunta, respondo que o grande desafio para o escritor brasileiro é a não valorização dessa arte. Em nosso lindo e enorme país, não ocorre o mesmo que em  outros países, onde escritores podem viver de seu trabalho, dedicando-se exclusivamente à criação de histórias a se espalharem pelo mundo. 

5 - Você já teve experiências significativas com seus leitores? Alguma história que  gostaria de compartilhar? 
Muitas! Bastante difícil selecionar o que contar para vocês: 
  • * Ao terminar de ler o primeiro livro da Trilogia A Caixa de Tânato, que tem um final muito impactante, a minha mãe ligou para a minha casa e exigiu que me acordassem. Eu atendi o telefone imaginando que algo grave estava  acontecendo com o meu pai ou com outra pessoa da nossa família. E de  repente, ela fala firme comigo pelo telefone: Vá agora para o computador e  mude o final, porque eu sou sua mãe e estou mandando! 
  • ** Um médico, que é um amigo muito próximo e querido, ao terminar de  ler este mesmo livro, recebeu-me assim na minha consulta seguinte com ele: Não entre em meu consultório! Eu preciso de pelo menos quinze dias para me recuperar e querer falar com você novamente! 
  • *** Minha sobrinha/afilhada, ao terminar de ler Magnetismo, o primeiro livro da Coleção Mariana e Rafael, pediu-me emocionada: Eu quero um  Rafael para mim. Por favor, madrinha, eu nunca te pedi nada! 
São muito variadas as experiências que vivo com os leitores. Todas muito  gratificantes, já que o pior cenário para o escritor é a indiferença. Mas, graças a  Deus, ela não acontece com os meus leitores. 

6 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica? 
A minha rotina é bem fora do padrão, porque sou notívaga. Eu não durmo durante a noite/madrugada. Eu durmo de manhã, advogo à tarde, convivo com  a minha família à noite e escrevo durante a madrugada. 
Escrever de madrugada é mágico. Silêncio, sossego. Não há campainha tocando, nem carros de publicidade passando na rua. No fim da madrugada os pássaros começam a cantar e me avisam que é hora de fechar o computador e ir para a cama. Então, eu rezo, medito, leio e, somente depois, durmo. 

7 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores? 
Eu não tenho expectativa de impactos específicos para os leitores, e sim, que eles sejam impactados, seja como for. Repito que o pior dos cenários para o escritor é a indiferença. Desejo que os leitores reajam às minhas obras e que elas engrandeçam o universo de cada leitor, transportando-os para novas  possibilidades. 

8 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo  projeto? 
Atualmente, estou escrevendo um drama.
O meu maior e melhor projeto para o futuro é a aposentadoria, para que eu possa escrever muito mais. Não tenho qualquer pretensão de descansar, relaxar. Quero trabalhar até o meu último suspiro. Mas desejo que seja com as  palavras, criando universos onde os leitores possam mergulhar e viver  experiências que os modifiquem. 

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros  leitores? 
O recado que eu gostaria de deixar para os leitores do Lost Words e para os meus futuros leitores é: 
Leiam! 
Simples assim. 
Leiam qualquer estilo, formato ou idioma. A leitura engrandece o mundo individual e, consequentemente, o mundo coletivo. 
Beijos. 
Andrea Fagundes Campos

Sobre sua(s) obra(s):


Sinopse: Mariana tem vinte e dois anos e é formada em Medicina.

Inteligente e independente, ela não mede esforços para ajudar as pessoas à sua volta. Mariana mora com o pai, com o irmão e com Dalva, que é a figura materna na casa, desde a morte de Eugênia, mãe de Mariana e de Marcelo.

Testemunhar de perto um violento estupro, quando ainda era criança, marcou Mariana profundamente. Ela cresceu à sombra do trauma, mas, ainda na adolescência, descobriu que se manter distante dos garotos que se interessavam por ela era um meio eficaz de afastar as lembranças ruins. Até mesmo as roupas de Mariana eram escolhidas com o propósito de afastar os olhares masculinos.

Não se envolver amorosamente com um homem fez Mariana sentir-se protegida e segura e permitiu que ela vivesse o seu dia a dia com leveza. Mas esta realidade começa a mudar quando ela conhece Rafael. O interesse dos dois surge antes mesmo de se encontrarem, ao se falarem apenas por telefone. Mariana e Rafael apaixonam-se e ela tenta fazer o que sempre fez nesse tipo de situação: afastar-se, retrair-se. Mas o MAGNETISMO que os atrai é muito intenso e não lhes dá qualquer chance de resistência.

Mariana nunca conseguiu contar para ninguém a violência que viu acontecer e que a marcou para sempre. Ela não consegue se abrir com Rafael, mas Marcelo alerta o amigo sobre algo que traumatizara a irmã há treze anos, mantendo-a presa em si mesma. Rafael é um homem experiente e precisará se valer de toda sua maturidade para ir derrubando, com amor e paciência, as barreiras que Mariana impõe ao relacionamento deles, por causa do trauma que pesa sobre ela.

Mariana quer lutar por sua liberdade, ao lado de Rafael, para se entregar ao amor que resplandece entre eles. Mas aquele desejo, tão urgente e exigente, é assustador, porque traz à mente dela as lembranças da terrível violência que presenciou, aos dez anos de idade. A vontade de ser de Rafael aumenta a cada dia, mas como enfrentar aquela situação, se o trauma, o medo e os pesadelos também aumentam?

Rafael está determinado a conduzir Mariana à superação que a libertará. Ele vê claramente que Mariana é, na verdade, uma mulher segura e resolvida, mas que basta o desejo surgir para ela se torne vulnerável e frágil.

Apesar de Mariana ter certeza de que Rafael tem força e segurança pelos dois, ela não quer lutar, porque percebe que o caminho a ser percorrido até estar pronta para se entregar seria longo demais, difícil demais. Fazer Rafael enfrentar problemas que eram somente dela não era justo, principalmente, porque ela não encontrava dentro de si mesma a disposição para encarar aquele lado sombrio que ela mantivera ignorado por mais de uma década.

Se Mariana desistir, negará àquela intensa paixão a chance de florescer. Mas se ela encontrar forças para lutar, permitirá que esse seja apenas o início de uma linda história de amor. - Compre aqui!

Obs: Disponível em português, espanhol e inglês (
MAGNETISM) na Amazon.
Obs²: O 4º livro da Coleção Mariana e Rafael será lançado até março/2026.


Sinopse: Mariana e Rafael estão cada vez mais apaixonados.

Usando toda a sua habilidade em lidar com a fragilidade de Mariana, Rafael vai ajudando-a a derrubar as barreiras que vão surgindo entre eles.

O Magnetismo que os conecta é poderoso. O desejo, que já surgiu tão intenso, aumenta a cada dia. Assim como floresce mais e mais o amor que surgiu à primeira vista.

Rafael sabe pouco a respeito do trauma que Mariana carrega, por ela ter presenciado um estupro quando ainda era criança, porque ela jamais conseguiu relatar o que testemunhou.

Tendo cuidado para não pressionar Mariana, Rafael conquista sua Confiança e ouve o relato dos fatos que geraram o trauma que a persegue há treze anos.

Mariana e Rafael veem sua relação avançar. Mas, apesar de toda a maturidade e segurança de Rafael, surge um questionamento que o faz duvidar do amor de Mariana.

Rafael tem enfrentado todas as inseguranças de Mariana sem vacilar. Mas, diante da própria insegurança, como ele reagirá?

Ao final da leitura, quando você ansiar por mais, querido leitor, lembre-se de que este é o segundo dos sete livros da Coleção Mariana e Rafael, que continuará a despertar em você reações intensas e inesquecíveis. - Compre aqui!


Sinopse: Mariana e Rafael continuam a viver sua linda e intensa história de amor.

Ele avança em suas conquistas como empresário e chef.

Ela se dedica à carreira na Medicina, que vai se consolidando.

O MAGNETISMO que os conecta faz o desejo, já tão intenso, aumentar cada vez mais. O problema é que cresce, também, a influência do trauma que Mariana carrega há treze anos, tornando mais frequentes as imagens ruins e os pesadelos.

O bom senso de Rafael, juntamente com sua experiência e, principalmente, o profundo conhecimento que ele tem de Mariana, ajudam-no a encontrar uma saída: Em vez de buscarem uma maneira de Mariana afugentar o passado que a persegue, ela irá enfrentá-lo.

Desde que Rafael conquistou sua CONFIANÇA, Mariana tem se mantido firme e avançado no caminho rumo à superação. Mas agora, ela precisará de toda a coragem que puder encontrar dentro de si mesma para atender ao pedido de Rafael, porque o que ele propõe é que ela pare de fugir de seu passado para olhá-lo de frente e de perto, dominando o que a tem dominado por mais de uma década.

Somente a combinação da força de Rafael com a coragem de Mariana poderá sustentá-la nesse enfrentamento tão doloroso.

Eles seguirão juntos e, se Mariana conseguir atravessar essa tormenta, confrontando e derrotando o que a aterroriza, ela conquistará sua tão almejada liberdade e o trauma cairá por terra. Nesse momento, Rafael poderá levar sua amada à DESCOBERTA da beleza e da perfeição que um homem e uma mulher podem construir juntos. - Compre aqui!


Sinopse: Este envolvente suspense policial prenderá a sua atenção desde o início. E o final, surpreendente e impactante, fará o seu coração disparar! Conheça o Promotor de Justiça, Roberto Vieira Alencar, personagem cativante e que deixará sua marca. Acompanhe como a experiência profissional e, principalmente, os instintos de Roberto irão mostrar que há um violento e muito perspicaz assassino em série por trás de diversas mortes. Você vai amar vasculhar o detalhado arquivo sobre os assassinatos, que o promotor montou e chamou de A CAIXA DE TÂNATO. Conheça também Ágata, uma intrigante e misteriosa personagem, que dirige a rede NCS (Não Cometa Suicídio), instituição que tem o condão de demover suicidas em potencial da ideia de ceifarem a própria vida. Assim como ocorre com o promotor Roberto, você leitor, também ouvirá o grito dos mortos clamando por justiça, como se o próprio Tânato, o deus da morte, estivesse exigindo o encerramento do ciclo de assassinatos impunes. Poderá Roberto atender ao chamado de Tânato? O promotor será capaz de proteger a vida daqueles que ele colocou em risco, simplesmente por amá-los? Roberto Vieira Alencar conseguirá ser mais sagaz do que este frio assassino? Descubra as respostas neste envolvente suspense policial. - Compre aqui!


Sinopse: A perseguição a um assassino em série continua. A aproximação de cúmplices aumenta o risco de morte para quem está no encalço do assassino. Novas cadeias de eventos acontecem, com o mesmo planejamento minucioso e com a mesma eficácia inquestionável. Depois de eliminar um traidor, desta vez tendo o sangue em suas próprias mãos, o assassino torna-se ainda menos humano, mais bestializado. De um lado estão o assassino e seus cúmplices, de outro lado estão seus perseguidores, arriscando a própria vida e a de todos que amam, para dar um fim aos violentos homicídios. E no meio, está a Outra Caixa de Tânato, que possibilitou a retomada da caça ao assassino em série mais violento e perspicaz do país. Graças à Outra Caixa de Tânato, as vozes das vítimas tornam-se cada vez mais altas, aumentando o chamado dos mortos que clamam por justiça, como se o próprio Tânato, o deus da morte, exigisse o fim dos assassinatos impunes. Quem trouxe à tona a Outra Caixa de Tânato? Quem são os cúmplices que rondam os perseguidores do assassino? Passados alguns anos, como estão Sueli e Fabiana, a ex-esposa e a filha de Roberto? Neste segundo livro da trilogia, você encontrará aquela mesma intensidade de emoções vividas no primeiro livro, mantendo o envolvimento com os personagens e a aura de mistério. E mais uma vez, querido leitor, eu garanto, o seu coração irá disparar... - Compre aqui!


Sinopse: O SILÊNCIO DA CAIXA DE TÂNATO é o terceiro livro da TRILOGIA A CAIXA DE TÂNATO. Neste último livro da série, o assassino está ainda mais frio, violento e perspicaz. Descubra quem são os cúmplices que se aproximaram de Rafaela e de Gabriel, ameaçando a vida dos delegados e de toda a família. Aquele chamado das vítimas, como se Tânato, o deus da morte, desse seu ultimato quanto ao fim dos assassinatos impunes será atendido? Mantendo o seu coração disparado, como aconteceu nos livros A CAIXA DE TÂNATO e A OUTRA CAIXA DE TÂNATO, a autora ANDREA FAGUNDES CAMPOS convida você, leitor, a acompanhá-la em mais esta espiral de emoções. Respire fundo, mergulhe e se surpreenda com o final deste impactante suspense policial. - Compre aqui!

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários