ENTREVISTA COM AUTORES #53 | Autor Bernardo Stamato

by - sexta-feira, maio 31, 2019


1 - Como você percebeu que queria ser escritor(a)?
Acho que sempre quis, mas tinha medo do fracasso e repetia para mim mesmo que ser escritor no Brasil é quase impossível. Eu decidi ser escritor depois que escrevi meu primeiro conto para o Concurso Cultural "Eu, Criatura". Essa história é um pouco longa, então quem quiser ler por completo, pode conferir no portal Mundo Epic. ;)

2 - Tem algum personagem favorito? Em modo geral ou do seu(s) livro(s)? Se sim, por quê? O que ele significa para você?
No meu livro, acho que prefiro a Rosa, a cartomante. Ela é o coração da equipe, é alguém doce e zelosa, mas também sem ser ingênua. Para o próximo livro que estou terminando de escrever, gostei muito da Sinmara, uma feiticeira decaída, porque ela me tirou da minha zona de conforto e me fez escrever sobre magia e misticismo num nível que eu nunca havia me arriscado antes. Foi bem desafiador e gratificante.

3 - Como foi para você, entrar no mundo literário?
É uma experiência enriquecedora e divertida. Estou conhecendo muitos leitores, escritores e editores, cada um com suas histórias e perspectivas. Com certeza uma das melhores partes de contar histórias é depois conhecer mais histórias das pessoas ao nosso redor.


4 - Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?
Depende da história. Quando escrevo sobre algo que já conheço, como Mitologia Grega ou Era Medieval, meu trabalho é criar algo autêntico em cima disso. Mas eu também escrevo sobre temas que conheço pouco, como Mitologia Japonesa e até Filipina, nesses momentos eu preciso realmente pesquisar bastante para não criar algo destoante demais. Acho que o ideal é ser criativo e autêntico sem descaracterizar o material que me inspira.

5 - Existem muitas cobranças por parte de seus leitores?
Até agora, tenho recebido muitas perguntas sobre a sequência. A boa notícia é que teremos mais um livro na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, então a espera vai ser curta.

6 - Fale um pouco sobre sua forma de criação.. tem alguma mania na hora de escrever?
Acho que tenho algumas manias. Eu procuro sempre entrar no clima, o que pode incluir ler um capítulo de um livro antes de escrever, ou jogar uma partida de videogame, ou até escolher a música certa para cada capítulo. Gosto de escrever por longas horas, então tento reservar algumas horas interruptas para escrever também. Geralmente eu já planejo por alto o que vou escrever e os principais elementos que vou utilizar e faço qualquer pesquisa antes de escrever de fato. Quando a "caixa de ferramentas" está preparada, é mais uma questão de entrar no clima do que estou escrevendo e botar a mão na massa. Para o atual livro, li bastante Lovecraft, Leonal Caldela e David Gaider, joguei Darkest Dungeon e ouvi trilha sonora de Final Fantasy, por exemplo.

7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo?
Meu próximo passo é lançar o livro novo, A Era do Abismo: Crônicas do Éden. Depois vou focar em preparar cursos para escritores, falar tanto do mercado editorial para tirar as dúvidas dos escritores iniciantes, quanto de escrita criativa, roteirização e criação de mundos fantásticos. Planejo escrever o próximo livro ao longo de 2020 para lançá-lo em 2021.

8 - Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Não se esqueçam que leitura é, acima de tudo, prazer. Busquem leituras prazerosas e não percam tempo com leituras tediosas, independente de ser um livro clássico ou a novidade do momento. O que importa é a nossa experiência pessoal no fim das contas. E peguem no pé dos autores brasileiros, temos muito conteúdo bom por aqui, precisamos escrever mais para vocês!

Sobre o Autor:


Bernardo Stamato participou do concurso cultural “Eu, Criatura”, ficando em primeiro lugar. Desde então, escreve contos, se tornou crítico literário, redator-chefe do portal Mundo Epic, roteirista do canal Ei Nerd e instagrammer Mochileiros do Multiverso, com mais de 13 mil seguidores.

Sobre sua Obra:

Sinopse: A Liga Prateada tem fama de ser a região mais próspera e segura do continente, mas isso não impede que um grupo de aventureiros desbrave suas estradas e proteja o povo de orcs, mortos-vivos e magos insanos. Enquanto Draco e Gladius investigam o assassinato do seu mestre, o guerreiro Marcus cobiça a glória do combate e suas fortunas, a cartomante Rosa busca por sua família perdida, o paladino anão Alberich propaga o ideal da Justiça, a sacerdotisa elfa Ravenlla promove as graças da Liberdade e a kunoichi Zhi Wu protege os mistérios do seu passado.
Unidos pelo acaso, eles irão desafiar, não só monstros selvagens, mas também nobres corruptos e cultistas profanos. Conseguirão eles triunfar em meio aos incontáveis desafios da sua jornada? O fim de uma vida dará início a uma saga épica, onde Virtudes e Vícios colidem e aventureiros lutam contra todas as expectativas em um mundo condenado.

Aonde Comprar: Amazon | Travessa | PenDragon

Beijos! 

Você também pode gostar desses posts:

8 comentários

  1. Ahhhhh como eu adoro isso de poder conhecer um pouco de tantos autores nacionais novos ou que já tenham seus trabalhos reconhecidos.
    Nossa literatura é rica demais e precisa sim, ser mostrada a quanto mais leitores melhor!!!
    Adoro o gênero que o autor trabalha e fiquei muito interessada na sua obra.
    Vai para a lista de desejados com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Adoro ver como surgiu as ideias de entrar pro mundo literário e tudo que aprenderam e passaram ao estar nesse meio. É sempre legal. Mas também exige muito esforço porque aqui é difícil mesmo. Só posso desejar muito sucesso e criatividade pra poder sempre estar fazendo o que agrada principalmente a ele, mas também aos leitores.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia nada do autor, mas já adorei e a capa do livro dela esta incrivel.
    Adorei o recado que ele deixou, e concordo que ler é prazer.
    Gostei muito da entrevista e desejo muito sucesso ao autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aline!!
    É tão empolgante conhecer um pouco mais sobre os nossos autores brasileiros. Não conhecia Bernardo Stamato mas gostei muito da entrevista dele e de conhecer o livro dele A Era do Abismo - O Torneio dos Campeões.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de ler estas entrevistas que fazem com os autores, pois assim podemos conhecer suas inspirações e processo de escrita. Que bom que deu certo para o autor e ele conseguiu lançar seu livro, que por sinal parece nos proporcionar uma aventura e tanto!!

    ResponderExcluir
  6. Incrível como cada autor entrevistado pelo blog iniciou sua carreira de uma forma, cada processo de criação é distinto.
    Apesar de não ser meu gênero literário preferido curti muito a premissa de A Era do Abismo

    ResponderExcluir
  7. Interessante essas entrevistas, assim podemos conhecer novos autores e seus trabalhos não conhecia esse, fiquei curiosa com o livro, pela sinopse parece ser interessante, achei legal ele pensar em uma música para cada capítulo, música deixa tudo melhor.

    ResponderExcluir
  8. Vi alguma coisa pelo mundo literário do Instagram sobre o livro desse autor e me interessou bastante, adorei conhecer mais sobre ele.

    ResponderExcluir