RESENHA | Caminho Longo - Vinicius Fernandes

by - terça-feira, agosto 25, 2020


Título: Caminho Longo
Autor(a): Vinicius Fernandes
Editora: PenDragon
Páginas: 206
Gênero: Drama / LGBT / GLS / Romance
Ano: 2019


Hey gente, tudo bem?
A resenha de hoje é de um livro que me fez chorar muito, mas também me ensinou que devemos aproveitar ao máximo o agora, a vida é um caminho longo e nem sempre as coisas acontecem como desejamos.

Bruno acaba de ter uma enorme perda, e em meio ao luto vamos acompanhar suas conquistas, tentativas, fracassos, amores e seu amadurecimento. Um drama LGBT, dividido em três partes, indo desde sua adolescência, onde sofreu homofobia (o livro possui gatilhos), mas também onde descobriu o primeiro amor. Até sofrer a dor do luto, correr atrás de seus sonhos e se sentir suficiente para ele mesmo. Envolvente, mostra também o drama familiar, Bruno tem uma relação linda com seu irmão Mateus, e sua cunhada Natália, uma pena não poder dizer o mesmo sobre sua relação com os seus pais.

"... por um instante, pensei que meus receios se dissipariam e que, talvez, tudo fosse ficar bem..."

Difícil falar mais sobre a história sem soltar coisas que mexeram muito comigo. A escrita do Vinicius é sedutora, ágil e se não fosse pela leitura coletiva eu teria lido em um dia; Bruno é aquele personagem que você quer guardar em um potinho para não deixar mais ninguém machucá-lo, é intenso e se apega fácil, ahh como me identifiquei com ele. Eu vibrava toda vez que ele estava feliz e chorava sempre que algo ruim acontecia. Teve momentos que eu queria entrar no livro, olhar nos olhos dele e falar: para, você é incrível, não precisa disso. E outros personagens eu queria mandar para longe - haha.
Tudo nessa história tem um porquê, tudo se encaixa e tudo é muito profundo. Vou levar Bruno para sempre comigo e lembrar de que no final, depois de tantos caminhos, tudo o que precisamos é de nós mesmos.

"Devíamos saborear cada instante, mas estamos ocupados demais correndo para chegar a um lugar que nem sabemos qual é."

A edição da Editora PenDragon está lindíssima, o capricho com os detalhes é algo que admiro muito no catálogo deles, só deixou Caminho Longo ainda mais incrível.

Espero ter conseguido convencer vocês a lerem essa obra, indico demais. Mas se prepare porque suspiros e frustrações vão acontecer durante a leitura.

Já conheciam a escrita do autor? Gostam de livros do gênero? Me conta seu favorito.
Os meus são: Com amor, Simon e Caminho Longo <3

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

3 comentários

  1. Oi, Aline tudo bem? Nunca li nada do autor, mas parece-me uma obra incrível. Sua resenha ficou ótima. Adoraria poder ler este livro. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, ainda não li nenhum livro do autor, mas não tem como não querer ler os livros dele. Parece serem muito bons, esse mesmo parece ser um livro muito fofo e moderado no drama, espero conseguir ler essa história um dia ^-^
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Essa capa é muito linda. Eu consegui o e-book nos promocionais da quarentena, e adorei conhecer um pouco mais pela sua resenha. Super me animou, pq me lembrou de Moonlight essa questão das partes da vida dele.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir