ENTREVISTA COM AUTORES #109 | Autora Surya

by - terça-feira, março 02, 2021


1 - Como você percebeu que queria ser escritora?
Sempre gostei de escrever fanfics, ainda em papel. Trocávamos as estórias por carta. Nos tempos das cavernas. Era muito bom.
Aliás, praticamente participei do nascimento dessa categoria literária nos anos 80/90 com Guerra nas Estrelas e Arquivo-X. Naquela época a proposta das fanfics era muito diferente, somente diversão e zoeira com as amigas. Cheguei a fazer um site de concurso de fanfics de X-Files, o Indefinido Indeterminado.  O portal teve mais de 1.200 fanfics. Algumas minhas. Escrevi também fanfics de Harry Potter e outras.

2 - Tem algum personagem favorito? Em modo geral ou do seu(s) livro(s)? Se sim, por quê? O que ele significa para você?
É uma pergunta difícil para um autor. No geral somos sempre apaixonados por todos. Porém, quem mais gosto é o Tye. Motivo? Conheço o passado dele como ninguém. (Risos)

3 - Como foi para você entrar no mundo literário?
Escrevi Infinitus Time e Homem do Céu Mulher do Mar quando era adolescente. Os esboços ficaram “mofando” em um canto da minha casa. Em 2018 decidi participar do concurso cultural da Amazon. Achei os esboços. Mudei tudo e aí nasceu Liana, o primeiro livro.

4 - Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?
Meus livros são de ficção fantástica com passagens históricas. Ainda bem que existe o google. Mesmo assim algumas sequências ainda traz um pouco de insegurança com relação ao figurino principalmente. Então recorro ao bom e velho filmes e séries, mesmo assim acredito que não é 100% fiel. Como é ficção acredito que um deslize leve sempre pode acontecer.

5 - Existem muitas cobranças por parte de seus leitores?
Cobranças em escrever mais livros? Sempre. 
Converso com meus fãs em um grupo no whats. É muito legal pois sempre fazemos brincadeiras e a cada membro novo damos as boas-vindas. O mais interessante é que a faixa etária varia entre 20 a 55 anos. Então acredito que Liana é um livro indicado para adultos que gostam de fantasia. 

6 - Fale um pouco sobre sua forma de criação... Possui alguma mania na hora de escrever?
A minha mania antes de escrever é assistir a um bom filme nerd ou maratonar alguma série de gênero parecido. Não para copiar, mas literalmente para fazer diferente. Meio maluco não?!

7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo?
Continuar escrevendo o 2º livro principal da saga, o livro do Dylan. Não sei até onde a minha saga irá. Mas como uma amiga disse... O autor escreve até quando está apaixonado pelos personagens, e acredite, estou ainda na fase de namoro.

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
A saga Estrada para Yellow Rose está agora com três livros. O volume principal, Liana e mais dois contos extras que eu chamo de anexos, O primeiro Yänmir e A Sombra de Melinöe. Esses livros menores contam passagens que não se encaixaram dentro de Liana e que serão importantes para o entendimento do próximo livro Dylan. O Primeiro Yänmir conta o nascimento de Dylan e a mitologia da série e A Sombra de Melinöe conta o começo de Liana pelo ponto de vista do protagonista.

Sobre suas obras:


Sinopse: Liana é a mais nova moradora de Yellow Rose, um bairro pequeno de Blue Lake Hills, famoso pelo cultivo de rosas amarelas e turismo. Depois de adquirir um antigo chalé, a jovem esperava levar uma vida tranquila, mas sua história é transformada totalmente depois que presenciou um acidente de trânsito envolvendo um homem misterioso e sedutor, Dylan Carlson, que lhe proporcionava um enorme fascínio. Alguém que muda o seu futuro e lhe apresenta um universo totalmente novo e desconhecido.


Sinopse: Em eras imemoriais, existia um lugar de grande beleza chamado Ēlýsion, onde seres mágicos de vários universos, deuses, semideuses e humanos viviam em relativa paz. Um dia, dois irmãos, Zoran e sua irmã Ethel foram condenados a viver longe da luz pela Deusa Héstia. A deusa acendeu uma lamparina encantada que prendeu os soldados de Zoran detrás do intransponível Tártaro. Porém os seres das trevas retornaram e a guardiã de Ēlýsion alertou a Ordem dos Paladinos sobre o mal. Orientando-se pela luz da profecia da Lua Crescente e da Estrela Hesperus, Admus encarregou-se de proteger o Primeiro Yänmir, um guerreiro imortal que colocará fim às ameaças das trevas.


Importante: Essa história é contada pelo ponto de vista de Dylan. Contém spoilers de Liana e pode estragar a surpresa do primeiro livro. 
Sinopse: — A Sombra de Melinoë é como um portal que se abre para os acontecimentos do primeiro livro da Saga de Yellow Rose – Liana. Um conto cheio de ação, emoção, personagens que estão vivos, que sofrem, têm medo, sentem amor e ódio, que convivem com o leitor. Este livro oferece uma nova perspectiva sobre os eventos que ocorreram em Yellow Rose, lançando luz sobre alguns segredos, ao mesmo tempo que revela outras tramas, que deverão surpreender os leitores num futuro próximo.

Sobre a autora:


Membro número 105 da Academia Internacional de Literatura Brasileira, a jornalista e escritora, SURYA trabalha com o jornalismo de entretenimento. Nutre um grande amor por filmes, pela ficção científica e, principalmente pela fantasia. Criou eventos sobre cultura pop. Tornou-se editora do site Aumanack e produziu concurso de fanfics, bem como participou de várias competições do gênero. Pesquisadora dos grandes mistérios da humanidade e das antigas civilizações, os livros da saga Estrada para Yellow Rose é um projeto em que une o melhor da ficção especulativa (história alternativa, fantasia, terror, sobrenatural e ficção) fortalecerem o gênero da literatura fantástica no Brasil.


Gostaram? Me conta.
Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários