ENTREVISTA COM AUTORES #113 | Autora Lya Galavote

by - segunda-feira, abril 05, 2021


1 - Como você percebeu que queria ser escritora?
Desde menina, eu sempre me achei muito criativa (e até um pouco estranha por ter uma imaginação tão sonhadora rsrsrs). Nas brincadeiras, na criação de histórias, na escola, eu vivia no mundo do faz de conta, mas nunca me imaginei escritora. No terceiro ano do ensino fundamental, eu escrevi o meu primeiro conto e mesmo assim, não notei que um dia seria escritora. 
Até que há dez anos, eu escrevi um e-mail e pedi ao meu marido para ler e me dar o seu parecer. E ele disse que eu deveria escrever um livro. Poderia ser um que contasse a história do meu pai. Ele nasceu debaixo de um pé de manga com a ajuda de uma parteira. E foi então que eu entrei no ramo literário e nunca mais parei de escrever.   

2 - Tem algum personagem favorito? Em modo geral ou dos seus livros? Se sim, por quê? O que ele significa para você?
A Luíza, do meu livro “Entre lágrimas e uma boneca” é minha personagem favorita. Por ser forte, determinada e, mesmo com tanta dificuldade que enfrentou, nunca desistiu de seus sonhos. 

3 - Como foi para você, entrar no mundo literário?
Foi mágico, uma mudança de vida, uma descoberta de propósitos. Eu encontrei um pedaço de mim que não sabia que pudesse existir. Eu amo escrever, amo o retorno dos meus leitores. Aliás, eu escrevo por eles e para eles. 

4 - Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?
Sim. Antes de começar qualquer história eu já tenho uma ideia do que pretendo escrever. A partir daí, coloco tudo no papel e faço uma lista do que vou precisar pesquisar. Isso facilita muito o trabalho durante o processo de escrita do livro. 

5 - Existem muitas cobranças por parte de seus leitores?
Meus leitores são muitos lindos e fofos. Eles sempre me pedem mais e mais e por isso nunca paro de escrever. Aliás, estou em um projeto agora graças a um grupo de leitoras muito queridas. Elas leram o meu livro “Apesar da Guerra” e me pediram para escrever a história da Fernanda que é imã da Manuela, protagonista desse livro. No começo, pensei em escrever apenas um conto, mas a história ganhou tanta vida que eu já estou quase na metade do livro. 

6 - Fale um pouco sobre sua forma de criação... Possui alguma mania na hora de escrever?
Eu gosto de ouvir música durante a escrita. Mas, tem que ser música instrumental, pois eu me distraio muito fácil. 

7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo?
Como eu citei, estou escrevendo o livro da Fernanda, irmã da Manuela. Tenho dois livros que estão em fase de correção e outra história já começada. 
(Ufa! Eu não paro... rsrsrs)

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Eu quero agradecer o carinho, as mensagens de apoio, a amizade, e tudo o que construímos juntos até aqui, afinal, eu escrevo para meus leitores e só consegui continuar por causa desse apoio todo. Muito, mas muito obrigada. Vocês moram no meu coração!

Sobre suas obras:


Sinopse: Durante a Guerra do Paraguai, o desaparecimento de seu pai e a morte de seu irmão gêmeo fazem com que Manuela prometa jamais constituir uma família. Bem perto dali, a vida deixou marcas igualmente profundas na vida do destemido Bento. Depois de lutar no conflito, ele retorna para casa acumulando perdas e escondendo um grande segredo. Quando os caminhos desses dois sobreviventes se unem, eles recebem uma chance única de reconstruir antigos laços. Juntos os dois jovens vão descobrir que alguns sentimentos são incontroláveis e que lutar pelo amor sempre é a melhor decisão, mesmo em meio a uma guerra de grandes proporções.


Sinopse: Vencedor de melhor Drama no Coerência Awads 2020
Na década de 1940, na pequena cidade de Juquiratiba, Ana luta contra a violência do marido ao mesmo tempo em que tenta lidar com seu vício em álcool. Mãe de seis filhas, sonha em poder presenteá-las com uma linda boneca, algo que, levando em consideração sua realidade, parece inalcançável. Sempre otimista, encontra forças na esperança de um dia viver em paz ao lado das filhas, mas, com o passar dos anos, a situação se torna insustentável. Até que, devido à suspeita de uma traição, ela é expulsa de casa, sendo obrigada a se afastar das filhas. Sua pequena Luiza, no entanto, recusa-se a se manter longe da mãe, estando disposta a tudo para aplacar a saudade que a domina, inclusive enfrentar seu pai. Antônio não facilitará as coisas, porém nada será capaz de impedi-la de realizar seus sonhos e de mostrar que, apesar das dificuldades, a vida pode surpreender com eventos inesperados.


Sinopse: Maria Rita vive uma fase feliz de sua vida. A garota de vida humilde, veio para São Paulo cursar a Faculdade e se mantém em um emprego de garçonete. Até que no último mês de aula conhece Kallyas, o homem perfeito que aos poucos conquista o seu sucesso financeiro e acaba deixando Maria Rita em uma situação estável. Porém, ela não está satisfeita com a vida atual. Quer ser mãe, mesmo a contragosto do marido. Por decisão própria acaba parando o anticoncepcional, arriscando a mudança de vida, já que não é a vontade do marido naquele momento ser pai. Seus planos iam muito bem, até o destino resolver mudar tudo de uma maneira que ela jamais imaginou.

Sobre a autora:


Lya Galavote nasceu em Mogi das Cruzes, mas sempre morou em São Paulo, onde aprendeu tudo que sabe. Ainda criança, notou que histórias ganhavam vida em sua imaginação e produziu seu primeiro conto, mas apenas adulta descobriu sua vocação para o ofício da escrita. Além de se dedicar aos seus textos, é professora há vinte e sete anos.


Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

2 comentários

  1. Lya maravilhosa, autora sensacional!

    http://www.meblog.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Awnnn. Que coisa mais linda ❣️. Obrigada pela oportunidade. Amei participar dessa entrevista ❤️

    ResponderExcluir