RESENHA | Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca - Ique Carvalho

by - quarta-feira, março 07, 2018


Título: Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca
Autor(a): Ique Carvalho
Editora: Sextante
Páginas: 240
Gênero: Crônicas / Romance
Ano: 2017
Skoob
Nota: 5/5 + favorito
Sinopse: A vida de Ique Carvalho era tranquila e parecida com a de muitos jovens de Belo Horizonte, sua cidade natal. Ele morava com os pais e os irmãos, era apaixonado pela namorada e trabalhava na agência de publicidade da qual era sócio. Suas impressões sobre o cotidiano iam para o blog The Love Code, onde podia dar vazão ao seu talento para escrever. Até que, em 2013, dois fatos fizeram tudo virar de ponta-cabeça. Na mesma semana, seu namoro teve um fim traumático e o pai recebeu o diagnóstico de uma doença degenerativa grave, que o mataria aos poucos. Sem chão e em meio a um turbilhão, foi no blog que encontrou refúgio para expressar seus sentimentos. Os textos fortes e genuínos acabaram viralizando, popularizando o site e dando a Ique milhares de fãs e seguidores. Suas palavras possuem o incrível dom de ser, ao mesmo tempo, simples e profundamente verdadeiras, traduzindo o que há de mais puro e desejável no amor. Essa mesma capacidade de causar impacto e despertar as emoções dos leitores permeia as reflexões tocantes de Trago seu amor de volta, seu aguardado segundo livro solo. Ique mais uma vez demonstra sua vocação única como cronista do amor em todas as suas expressões.


Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca foi meu primeiro contato com o autor, ele tem mais um livro, que foi publicado em 2014 pela Gutenberg: Faça Amor, Não Faça Jogo. Mas ainda não tive a chance de ler.
Em Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca temos 42 textos, sobre vários assuntos como: amizade, amor, decepção, aceitação pessoal, entre outros.
Em 2013 Ique terminou um relacionamento de uma forma muito triste, e na mesma semana seu pai recebeu o diagnóstico de uma doença degenerativa grave.

“Um dia, entrei no quarto do meu pai chorando e perguntei: “Pai, ela dizia que me amava. Então por que ela terminou comigo:” Ele respondeu: “Meu filho, quando alguém entra na sua vida e depois de algum tempo vai embora, pode ser qualquer coisa, menos amor.”
Em cada um dos 42 textos temos uma música para acompanhar a leitura. Trago seu amor de volta é um livro que me fez sentir profundamente tocada, me identifiquei muito com alguns sentimentos do autor, e senti o amor dele por seu pai, e sua mãe, um amor lindo, que me emocionou em vários momentos. Vamos acompanhar esse momento da doença do seu pai, e ver como foi para o autor passar por tudo isso, mas ao mesmo tempo aprendemos lições maravilhosas, lições que levamos para a vida toda. 
O autor também responde perguntas que foram enviadas a ele, e responde de forma intensa e que mais uma vez faz o leitor refletir. 

Ique deixa muito claro a importância de demonstrarmos nossos sentimentos, e o quanto o amor próprio é necessário, princialmente nos dias de hoje. 

"Não espere para amar.
O amor precisa do sim e não do será.
Então, se esse cara pediu para você esperar,
não faça isso.
Deixe-o ir. Vai doer, eu sei.
Apenas acredite:
Às vezes, algumas coisas precisam terminar para algo melhor começar.
Um dia, em breve, você vai aprender que nada acontece por acaso.
Cada momento da sua vida é medido e cada passo é contado.
A vida passa tão rápido.
Hoje é presente. Amanhã já é passado.
Não deixe mais um dia passar em branco."

Eu li esse livro de madrugada, e eu soluçava de chorar, o que mais eu queria era acordar meus pais e dizer o quanto eu os amava.

Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca é um daqueles livros que muda algo em você, faz você ver as coisas de forma diferente, faz você valorizar as pequenas coisas e os pequenos momentos. Sou extremamente grata ao autor por ter compartilhado sua experiência, e pelas lindas mensagens que encontramos ao longo dessas 240 páginas. É sem dúvidas um livro favorito, e que vou ler e reler sempre. 

Espero que tenham gostado da resenha, e me conta aqui nos comentários se já conheciam o autor e suas obras <3

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

7 comentários

  1. Que lindo Aline essa resenha, se antes eu já estava querendo comprar esse livro para ler, agora lendo sua opinião sobre a história quero ainda mais ler. Amo livros assim que nos faz refletir e sentir o que o autor quer passar para o leitor. *---*😍😍😍😍😍💜💜💜💜

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline.

    É uma forma maravilhosa, através de textos, o autor demonstrar tudo aquilo que sente e ressaltar as pequenas coisas importantes da vida, através de suas experiências e momentos difíceis no qual ele passou!

    ResponderExcluir
  3. Sempre que vejo o título desse livro, só lembro daqueles anúncios de trazer a pessoa amada em não sei quantos dias hahahahahhaha
    Adorei sua resenha, Não li nada do Ique Carvalho mas quero muito ler Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca, amo crônicas e crônicas sobre o amor em suas várias formas então?! Nem se fala...E as vezes amar pode ser algo dolorido de determinada forma, já quero esse livro pra mim

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline! Vi que compartilhou no insta a resenha do livro e vim correndo conferir. Eu amo Ique Carvalho, conheci sua escrita através do livro "Faça amor, não faça jogo" (leia, ele me ajudou a tomar a decisão certeira da separação devido alguns textos; e ainda me ajuda muito nas decisões de relacionamentos de hoje. Aprendi a demonstrar mais amor devido a essa obra). Amei sua resenha, amei saber que se emocionou e eu consigo entender os motivos. Parece que o cara nos conhece, escreve pra nós mesmas. Tenho o livro na estante, quero ler em breve, estou apenas me preparando, pois sei que as emoções ficarão afloradas.
    Beeijos sua linda.
    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ter achado esse livro delicado e de conteúdo bem interessante eu não fiquei muito empolgada em ler esse livro apesar de já ter lido alguns livros desse autor e sinceramente não me chamou atenção

    ResponderExcluir
  6. É tão maravilhoso quando um livro te toca de tal forma que ele transforma alguma coisa em você,lembro de como eu chorei lendo um livro pela primeira vez,eu só me perguntava meu Deus isso é normal?Se importarsrs com tudo aquilo escrito no papel,como fosse retalhos de minúsculas coisas importantes para a vida.
    Com certeza,vou ler o livro.O autor mostrou que além de saber escrever possui uma sensibilidade enorme e é um grande ser humano.

    ResponderExcluir
  7. Deve ser um livro bem emocionante mesmo. Não gostei muito do título, mas o interesse no livro é grande. Mais um livro para as próximas compras.

    ResponderExcluir