RESENHA | Surpreendente! - Maurício Gomyde

by - quinta-feira, junho 28, 2018


Título: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Gênero: Literatura Brasileira / Drama / Romance
Ano: 2015
Skoob 
Livro cedido pelo autor
Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro. O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso. Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.                      
                            

Preciso começar usando um clichê para descrever esse livro: SURPREENDENTE!
Aqui vamos acompanhar a história de Pedro Diniz, paulistano e cineasta, que deseja ganhar o prêmio mais importante de cinema do país.
Pedro quando mais novo, foi diagnosticado com uma doença degenerativa, que o deixaria cego, mas houve um retrocesso e ele voltou a enxergar.
Depois de jogar um roteiro fora, Pedro embarca em uma viagem com seus amigos: Fit, Cristal e Mayla; Juntos saem de São Paulo, e vão até uma cidade histórica de Goiás.
Pedro sai em busca do seu grande filme e de sua maior felicidade: o cinema.

Maurício Gomyde é um grande nome na literatura nacional, sempre vi muitos elogios sobre seus livros, e depois de fechar parceria com o autor, Surpreendente! foi a minha primeira escolha (em breve vai ter resenha de A Máquina de Contar Histórias também).

Em Surpreendente! você vai encontrar: a força da amizade, o poder da segunda chance, dedicação, felicidade, família, e sonhos.
Esse livro me fez ter vários sentimentos, é uma história linda, que emociona, que faz o leitor acreditar no seu potencial, uma leitura rápida e fluída, um livro com mensagens fortes, e com muito poder; Meu único problema com o livro foi não conseguir me apegar ao Pedro, e não gostar de algumas de suas atitudes.

"Se uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena..."

É lindo demais ver a força de uma amizade verdadeira, os amigos de Pedro ajudam ele e apoiam, colocam o pé na estrada e se dedicam para ajudar nesse sonho que nosso protagonista tem.

"Acho que todo mundo na vida deve ter uma segunda chance. De amar, de perdoar, de crescer, de aprender. Sei lá. Preciso preciso refletir com mais calma sobre isso."

E se você gosta de música, Surpreendente! tem indicações incríveis.

Gostaram? Já leram algo do autor? Me conta aqui nos comentários.


Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

12 comentários

  1. Eu não li nenhum livro do autor, mas já tinha visto a capa em algum meio de divulgação. Não fiquei muito animada com sinopse, mas me intrigou um pouco o poder de uma amizade, se o Pedro conseguirá conquistar o seu objetivo e como ele lida com a realidade da doença.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li o livro, mas ele realmente me deixa bastante curiosa, principalmente por conta do título. Confesso que não sou a maior conhecedora de cinema do mundo, então esse universo seria um pouco distante pra mim. O tema da amizade e do apoio é sempre emocionante de se ver sendo trabalhado, principalmente porque é algo pelo qual todos nós já passamos com alguém e por isso a identificação se torna rápida e fácil. Uma pena tu não ter conseguido criar empatia com o protagonista, pra mim isso seria um grande empecilho ao longo da leitura.

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Ainda não li nada do autor, então é sempre bom ter indicação de livros interessantes, que trazem mensagens importantes.
    A premissa parece ser a de superação e amizade. Gostei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gosteiiii, nunca li nada desse autor mas ele parece ser bom pelo que você disse.
    Aiii gente eu acho que essas coisas de a força da amizade, superação, determinação para realizar seus sonhos são coisas muito boas de se ver e assistir pois reforça fatos que fazem a vida valer a pena.
    A capa está lindaaaa.
    Amei a resenha.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olá, é ótimo quando terminamos uma obra e nos damos conta de o quão boa foi a leitura. Surpreende aparentemente deixa essa sensação para o leitor ao abordar temas recorrentes e capazes de fazê-lo criar empatia tanto por Pedro quanto pelos personagens secundários. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Amo demais esse livro. Autor foi muito criativo *-*

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada do autor, mas já conhecia o livro de vista. Só que eu nunca busquei conhecer a história do livro, de forma que esse foi meu primeiro contato com ela. Achei interessante, apesar de não ser muito minha praia no momento pretendo dar uma chance algum dia, e que pena que você não conseguiu se conectar com o personagem... Espero que você goste ainda mais do próximo livro dele!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o autor, mas a història é chamativa por ter essa amizade que é muito legal para o peraonagem alcançar o objetivo. Eu gostei da resenha, é um livro que se eu tiver oportunidade vou ler.

    ResponderExcluir
  9. Oi ALine
    Eu li esse livro ano passado, é muito bom mesmo, a amizade, a dedicação do Pedro, eu consegui me apegar a ele, mas confesso que algumas atitudes deixaram a desejar mesmo.
    Ansiosa para mais resenhas do autor por aqui
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Tu acredita que eu tinha esse livro e vendi ele? Agora não consigo mais me lembrar porque o vendi! Mas enfim todos falam super bem dele, de como o livro traz uma história de amizade forte e tudo mais! Amei a resenha ❤️

    ResponderExcluir
  11. Eu comprei esse livro numa mega promoção que a Saraiva fez e paguei apenas 4 e 99 e foi uma das melhores compras que eu fiz na Saraiva porque o livro se mostrou ser realmente surpreendente assim como o título o diz e esse não foi o único livro do Maurício gomyde que eu li e Posso garantir que ele é uma promessa na literatura

    ResponderExcluir
  12. Li esse livro há algum tempo. O booktrailer dele é incrível, não sei se você já viu. O Pedro é realmente um cara com atitudes que às vezes incomodam, acho que vai amadurecendo aos poucos, mas também com o problema que enfrentou, não deve ter sido fácil. Adorei ver Surpreendente por aqui.

    Evandro

    ResponderExcluir