ENTREVISTA ESPECIAL #49 | Ilustrador Daniel Miranda

by - quinta-feira, maio 16, 2019


1 - Quando começou a se interessar por desenho e ilustração?
Acho que desde criança. Cheguei a fazer aqueles cursos de desenho a distância na época, mas acabei pendendo pro lado da música e deixei de lado o desenho. Só alguns anos atrás voltei a estudar, primeiro foi pixel art para jogos e depois desenho e ilustração de um modo geral.

2 - Qual o significado de arte para você? E como se sente quando está criando?
Arte pra mim significa se expressar, colocar pra fora os sentimentos. Eu me sinto vivo, alegre, as vezes frustrado também, mas é muito bom ver aquilo que estava só na minha cabeça ganhar vida.


3 - Algum profissional – ilustrador(a), artista plástico, desenhista, designer, enfim… – serviu ou serve como inspiração?
Tem muitos, principalmente no mundo dos quadrinhos. Alguns exemplos: Dave Gibbons, Alex Ross, Fiona Staples, Jill Thompson, Moebius.

4 - E como é o processo criativo? Como é “criar do nada”?
Primeiro eu tento imaginar o que eu quero desenhar, como vai ser a cena, então, normalmente, procuro algumas imagens como referência, principalmente se for algo que não costumo desenhar.


5 - Em algum momento temos aquele branco, o famoso bloqueio criativo. O que você costuma fazer para “destravar”?
Eu costumo pegar alguns quadrinhos para ler. Levantar, tomar um café e relaxar um pouco, também ajudam.

6 - De todas as suas ilustrações, há alguma que você goste mais?
Como um grande fã de Star Wars, eu gostei muito de um desenho recente que fiz de um pôr do sol com algumas naves.


7 - Qual é o seu maior problema e a sua maior satisfação com a arte?
Acho que o maior problema é a falta de incentivo e valorização dos artistas no Brasil. Infelizmente muita gente acha que artistas são vagabundos e maconheiros. A maior satisfação é ver uma ideia ganhando vida e receber um elogio pelo trabalho.

8 - Algum conselho para quem está começando agora ou tem dúvidas sobre a carreira de ilustrador?
Estude e observe muito, nunca é tarde para começar e faça tudo com amor e dedicação.


9 - Você tem novos projetos a caminho?
Sim, fazer ilustrações para vender, fazer um curso de design para expandir os horizontes e finalizar o meu segundo jogo.

10 - Gostaria de deixar algum recado para o Lost Words, ou para as pessoas que estão conhecendo seus trabalhos agora?
Primeiro agradecer demais todo o apoio que recebi, a confiança de me deixar ilustrar a antologia foi incrível. E um abraço a todos.


Gostaram? Me conta aqui nos comentários.

Quer fazer uma encomenda com o Daniel Miranda? Conhecer mais o trabalho dele? CLICA AQUI!

Você também pode gostar desses posts:

18 comentários

  1. Também adoro os desenhos do Alex Ross. E quanto ao item 7, concordo palavra por palavra, é realmente decepcionante as caras das pessoas de "só isso, não trabalha não?". Mas a cada elogio recebido temos certeza que estamos no caminho certo. Belíssima entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Passei a admirar os desenhos do Daniel já nas prévias para a produção da antologia. Tenho amado as ilustrações postadas no perfil dele. Realmente a do Star Wars é incrível, mas confesso que me apaixonei pela ilustração do Harry Potter.
    Concordo em tudo quanto ao valor da arte. Ela é nós expressão, nossa cura, nossa libertação.
    Essas entrevistas são sempre incríveis, pois nelas podemos ver um pouco pelos olhos dos autores de livros e, agora, de ilustrações, que admiramos, mas sem a alma por detrás da página. Ver que o autor e tão admirável quando a obra só faz o encanto aumentar.

    ResponderExcluir
  3. Aaaiii eu babei quando vi nas postagens do ig, e agora conhecendo �� eu quero ser amigo dele!

    ResponderExcluir
  4. Nossa ficou incrível sua entrevista, e sempre bom conhecer um pouco mais dos artistas e seu precesso criativo, a ilustração do star Wars e Harry Potter ficou ótimo ��

    ResponderExcluir
  5. Nossa, ele desenha super bem ♡♡♡ uma pena mesmo que as pessoas não valorizem os artistas, vem pedindo como favor e acham um absurdo se o artista cobra, como se ele vivesse de vento. Espero que consiga um enorme reconhecimento, é um caminho difícil, mas sonhos não costumam ser fáceis de fato.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelas ilustrações e pela entrevista, realmente incríveis, e a falta de incentivo é uma triste realidade, tantos artista incríveis sendo desvalorizado. Tomara que você realize suas conquistas e continue fazendo um trabalho maravilhoso

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus que entrevista maravilhosa ��❤️ amei conhecer o Daniel, ainda não o conhecia e achei incrível o trabalho dele, infelizmente como ele mesmo falou, há uma desvalorização muito grande aos artistas brasileiros �� sou apaixonada na Fiona Staples e no Alex Ross❤️ e ler sempre é o melhor remédio ❤️

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a entrevista!! �� Super entendo de bloqueio criativo. Passo tanto tempo sem desenhar (por falta de tempo) que quando decido fazer algo, não vem nada em mente. Kkk Amei os desenhos dele e espero ver essas ilustrações por muito lugares. ❤️❤️

    ResponderExcluir
  9. Meu sonho sempre foi saber desenhar mas infelizmente não nasci com esse dom.
    Não conhecia o trabalho de Daniel então quando vi o post foi procurar mais informações e fiquei maravilhada com o trabalho dele.
    Parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
  10. Sou fã assumida de ilustrações, de artes que trazem sempre a marca do ilustrador, de quem as criou, do momento em que aquela imagem foi criada.
    E pelo que vi acima, cada ilustração tem os sentimentos, os registros eternos de quem os fez.
    Maravilhoso trabalho!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Bem diferente essa entrevista e falou de uns pontos que identifiquei por conhecer quem desenhava bem e nunca pôde fazer nada com isso. É uma tristeza você ver uma pessoa de talento, que desenha e faz coisas bem legais e não pode seguir nada do tipo pelos preconceitos que as pessoas tem. É arte. É lindo. Uma graça esses desenhos dele e só posso desejar muito sucesso e muita inspiração! E menos bloqueios xD

    ResponderExcluir
  12. Desenho e ilustração tem tudo a ver com a profissão que escolhi seguir! É muito bom ver os ilustradores brasileiros ganhando esse espaço pra divulgar o trabalho, Aline. Amei sua entrevista, e também as ilustrações do Daniel São lindíssimas!

    ResponderExcluir
  13. Admiro muito os artistas que desenham é um talento que sempre achei incrível, infelizmente isso de muita gente não valorizar os artistas ou a própria arte ainda é a realidade do Brasil mas espero que isso mude logo temos pessoas incríveis e seus trabalhos merecem todo valor, parabéns pelo trabalho Daniel que cresça cada vez mais ��

    ResponderExcluir
  14. Que bacana as ilustrações do Daniel, ele tem muito talento e uma coisa que ele disse é verdade, aqui no Brasil,infelizmente as formas de se expressar a arte não são tão valorizadas quanto deveria, o que é uma pena. Acho muito criativo colocar num desenho o que você está pensando no momento, colocar seus sentimentos ali naquela ilustração!! Parabéns ao autor, desejo muito sucesso!!

    ResponderExcluir
  15. São lindas as ilustrações, admiro muito quem consegue desenhar, eu sou uma negação, mas gostaria de não ser rsrs. Gostei da entrevista e saber mais sobre seu trabalho, é uma pena ter muitos talentos espalhados por aí e não serem valorizados, mas vamos torcer para que isso mude.

    ResponderExcluir
  16. Adorei. Acho incrivel como consegue tirar uma imagem da cabeça e colocar no papel, eu mal consigo desenhar uma flor (e não fica bem), é realmente impressionante. Parabens Daniel Miranda por esse talento incrivel

    ResponderExcluir
  17. Adorei a entrevista com o ilustrador Daniel Miranda, os desenhos dele são lindos demais!! Queria ter esse dom mais infelizmente sou péssima desenhando.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Não sei escolher somente um desenho, que coisa mais linda. Que talento o Daniel tem, fico feliz em ver esse post no blog, dando espaço a mais pessoas com talento incrível. Quero esse de girassol pra ontem.

    ResponderExcluir