ENTREVISTA COM AUTORES #101 | Autora Ester Oliveira

by - segunda-feira, novembro 23, 2020


1 - Como você percebeu que queria ser escritor(a)?
Foram dois momentos mais pontuais, um por volta dos 13 anos, quando comecei a ler livros grandes (e MUITOS) e sentir vontade de inventar minhas próprias histórias, e depois que fui mãe. Quando a gente entra na vida adulta, nos vemos às voltas com tantas obrigações, tantos papéis que você precisa cumprir, que às vezes a gente se perde da nossa essência. Isso aconteceu comigo, e depois de passar por uma jornada de autoconhecimento, me reconectei com o meu amor pela escrita. E assim, sempre tive facilidade com as disciplinas de humanas na escola, e sempre elogiaram muito as coisas que eu escrevia, desde criança.

2 - Tem algum personagem favorito? Em modo geral ou do seu(s) livro(s)? Se sim, por quê? O que ele significa para você?
Tenho muitos! Eu até tenho dois gatos chamados Momo (do livro Momo e o senhor do tempo, do Michael Ende) e Shogo (de Battle Royale). Amo muito também o Peeta, de Jogos Vorazes, a Larah Jean de Para todos os garotos que já amei... São muitos kkkkkk agora dos meus próprios livros, a Colecionadora de Defeitos. Acho que pra mim ela é a personificação da própria mágica! Sempre que ela está por perto coisas extraordinárias acontecem. Além do mais, o livro que leva o nome dela foi o primeiro que escrevi e publiquei, então ele me traz muita nostalgia e é amado por leitores de todos os tipos. Sério. Tenho leitores de 13 a 70 anos que são apaixonados por ela ❤️

3 - Como foi para você, entrar no mundo literário?
Foi bem tenso. Primeiro porque eu não tinha ideia do que fazer. Não entendia nada sobre autopublicação, não tinha outros amigos escritores, eu era muito perdida! Depois comecei a aprender essas coisas, e foi ficando mais fácil. Mas é um desafio diário lutar contra a síndrome do impostor, porque quanto mais você aprende, mas entende o quanto não sabe, e aí bate o sentimento de que você nunca vai ser bom de verdade. Tem dias que eu quaaaase desisto. Mas é aquele ditado, se você tá com medo, vai com medo mesmo. Acho que é isso. Eu estou sempre apavorada, mas continuo escrevendo livro atrás de livro mesmo assim!

4 - Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?
Se eu achar que não tenho total propriedade pra falar do assunto, sim. Como escrevo fantasia, muita coisa eu invento também. Por exemplo, esse ano escrevi um conto sobre um vôo, e eu mesma nunca pus os pés num aeroporto, então, assisti muitos vídeos no YouTube, li várias matérias, sobre a estrutura do avião, sobre o comportamento da tripulação, tudo! E também pedi relatos dos meus amigos sobre as experiências de vôo deles... Já o livro que escrevi no início do ano, Quase Inconsciente, é uma ficção adolescente meio sobrenatural, aí como já sou formada em incontáveis séries adolescentes, inventei tudinho. Mas no geral estou sempre estudando. Faço cursos de escrita criativa, assisto palestras, sigo muitas páginas com o tema, consumo todo o conteúdo a respeito que consigo.

5 - Existem muitas cobranças por parte de seus leitores?
Ainda não. São todos uns amores, perfeitos sem defeitos ❤️

6 - Fale um pouco sobre sua forma de criação... Possui alguma mania na hora de escrever?
Eu gosto de caminhar bastante, fico andando e quebrando a cabeça sobre o que vai acontecer nas histórias, observo muito o mundo ao meu redor, a natureza, a interação entre as pessoas... E tiro muitas fotos também. Tenho uma pasta no Pinterest com essas fotos pra me inspirar. Não tenho manias, sou uma pessoa bem comum! Só me certifico de que nada vai me atrapalhar a escrever (tipo frio, calor, fome, etc).

7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo?
Eu tenho MIL planos! Sério. Sempre quero fazer continuações e spin-offs dos meus livros, sempre tenho ideias novas... Tenho até um projeto de livro de não-ficção, que vai ser um guia de publicação independente para autores iniciantes. A curto prazo, quero escrever a continuação de Quase Inconsciente, refazer o projeto gráfico dos meus livros e relançar todos em e-book e físico. A médio prazo, penso em fazer um clube de leitores por assinatura com histórias inéditas e recompensas. Vamos ver.

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Bom, só queria dizer aos leitores em potencial que todos serão muito bem-vindos nas minhas histórias, será uma grande honra dividir esse espaço com vocês! Sempre darei o meu melhor pra que todos se sintam representados e encontrem nos meus livros um refúgio para o amargor da vida real. Ah, e eu adoro conversar! Se quiserem, me sigam no ig pra gente bater papo (@ester_sz). Me avisem que vcs vieram do Lost Words que eu sigo todos de volta ❤️ é isso. Obrigada pela oportunidade, foi um prazer conversar com vocês!

Sobre suas obras:


Sinopse: Você já parou pra pensar em como, às vezes, acontecimentos pequenos, corriqueiros, podem ser como uma pequena bola de neve que acaba se transformando em avalanche? Anabel e Lia, melhores amigas desde o nascimento, passam por uma situação como essa. Um evento simples e aparentemente sem importância acontece com as duas, despertando um monstro mitológico que elas jamais imaginavam existir. Esse monstro se infiltra nos sonhos das duas, e de seus três amigos, Susana, Marco e Renan, fazendo com que os cinco tenham os mesmos pesadelos perturbadores. Compartilhar essa experiência faz com que eles se aproximem, desenvolvendo entre si laços que mudarão suas vidas para sempre.
Compre AQUI


Sinopse: Uma menina doce e cheia de coragem embarca numa jornada surreal, repleta de todo tipo de aventuras, romance, sacrifícios e mágica, para salvar o mundo da destruição.
Ao longo do caminho ela encontra criaturas fantásticas, passa por desafios que põem a prova seu comprometimento com a missão, se vê diante de tesouros e relíquias dos mais vários tipos, num cenário de paisagens lúdicas como as de um sonho.
A Colecionadora de Defeitos, nossa protagonista, foi escolhida pelos Espíritos Primitivos da Natureza por ser capaz de acreditar de todo o coração no melhor lado das coisas. Ela gosta de tudo - absolutamente tudo - o que não parece bom o suficiente para ser gostado, pois acredita com muita convicção que tudo, desde objetos quebrados até defeitos, é digno de ser apreciado.
Compre AQUI


Sinopse: Quatro anos se passaram desde a primeira jornada da Colecionadora de Defeitos. Dessa vez, ela e seu namorado Ângelo descobrem um antigo mapa que pertencia à sua avó, Amélia. Ao longo dessa nova busca, os dois vão descobrir mais sobre a vida dela, ao mesmo tempo em que se divertem, visitam lugares inusitados, encontram coisas nas construções da cidade que não sabiam existir, a aprendem juntos sobre a vida e o amor.
Compre AQUI


Sinopse: “Sentimentos poéticos” é uma antologia que reúne textos de vários autores que acreditam que a magia da vida está escondida em cada sentimento verdadeiro que nos permitimos sentir. Por isso não devemos esperar apenas belezas, flores e um pôr-do-sol esplendoroso. Elas existirão, é claro. Mas a dor, a dúvida e o amargor de um desapego também estarão por aí, assim como por entre as linhas aqui presentes. Somos uma eterna construção de belezas, feiuras, dores e acalentos. Nesses momentos mais
extremos, e até mesmo nos mais sutis, arde a poesia da vida.
Compre AQUI


Sinopse: Voo 451 da Áquila Linhas Aéreas. 150 passageiros decolam do aeroporto de Guarulhos/SP com destino à Brasília/DF. Para uns, apenas uma viagem de negócios ou um dia a mais de trabalho, para outros, um passeio. Cada passageiro carregando consigo um propósito. Mas, uma viagem como esta poderá mudar, completamente, os rumos já definidos. Afinal, quem poderia imaginar que ninguém sai desse voo da mesma forma que entrou? Antologia composta por 12 contos dos seguintes autores: Manuella Ribeiro, Jonathan Nascimento, E. C. Reys, Letícia Lima, Iago Meira, Ester Oliveira, Adriana Vaitsman, F. T. Doreto, Fabrício Oliveira, Lore SS Faustino, Rafaela Mendonça e Georgeane Braga. Você não vai querer perder esse voo!
Compre AQUI

Sobre a autora:


Ester Oliveira é mais que uma escritora, é uma contadora de histórias, que, como tal, gosta de conversar e fala muito. Quando criança, escrevia peças de teatro e encenava com seus amigos, tendo sua mãe como público. Futuramente se formou em Direção de Arte pela UFG.
O gênero que mais gosta de escrever é fantasia, com referência em contos de fadas, mas está sempre desafiando a si mesma ao transitar por gêneros diferntes. Também é doida por ficção adolescente, e não perde a oportunidade de criar um bom shipp.


Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários