ENTREVISTA COM AUTORES #127 | Autora Bárbara Bueno

by - segunda-feira, março 28, 2022


1 - Como você percebeu que queria ser escritor(a)?
Desde pequena sempre fui apaixonada por histórias, escritas ou visuais. Sou uma pessoa introspectiva, bastante tímida quando não tenho intimidade e, ironicamente, tenho dificuldades para me expressar apenas falando com alguém, então a escrita entrou na minha vida como um refúgio no qual eu podia - e ainda posso - colocar as emoções para fora. Aos dez anos, eu tinha um professor que me dava medo por ser bravo e, por meio da escrita de uma história de terror que criei nessa época, consegui lidar com esse sentimento de pavor. hahaha
Perceber que esse era meu porto seguro e saber que posso criar esses 'refúgios' para as pessoas por meio de narrativas, foi o que me inseriu completamente no ramo da escrita, além da paixão pelas palavras, é claro. <3

2 - Tem algum personagem favorito? Em modo geral ou do seu(s) livro(s)? Se sim, por quê? O que ele significa para você?
De modo geral, não tenho um preferido, mas me apego fácil a personagens como Dumbledore (Harry Potter), Gandalf (Senhor dos Anéis); ou então personagens "badass" como a Cally (Ruínas de Minaster); ou aquelas poderosas, mas fofas, como Serena e Áurea (Amanhecer de Fogo e Magia). Para mim tudo depende do contexto e de como o personagem se encaixa na história, se há harmonia, sabe?
Entre meus personagens, tenho um favorito que se chama Abbadon e ele chega no segundo livro (II - Batalha do Inferno) da trilogia A Revolta dos Anjos. Os motivos de eu gostar dele vou deixar para contar apenas quando o livro for lançado para não estragar a surpresa hahaha

3 - Como foi para você entrar no mundo literário?
Como leitora, meu primeiro contato com a literatura foi quando eu ainda era bem pequenina. Amava ler os livros da Coleção Vaga-Lume e, conforme fui crescendo, comecei a expandir para outros gêneros.
Como escritora, lancei meu primeiro livro esse ano (2022) e a experiência tem sido maravilhosa! O frio na barriga que sinto a cada feedback é indescritível e apaixonante, eu não poderia ter tomado uma decisão melhor do que a de me arriscar e expor meus filhotinhos para o mundo.

4 - Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?
Eu procuro reservar ao menos três meses de pesquisa e brainstorming antes de começar a colocar algo no papel de fato. Gosto de imaginar como se eu fosse fazer uma receita que, para ficar deliciosa, é necessário escolher os melhores ingredientes, os melhores temperos. É assim que a parte da pesquisa funciona para mim! :)

5 - Existem muitas cobranças por parte de seus leitores?
Dos meus leitores, não muito, a cobrança acaba partindo quase sempre de mim mesma. Meus livros são a parte mais sensível do meu eu, permitir que o público tenha contato com eles é como abrir as portas para alguém adentrar em meu mundo particular, no meu íntimo, sabe? Então é natural que o monstro da insegurança tente me devorar todos os dias rsrs'. Porém, é uma sensação de extrema felicidade quando um leitor chega até mim e diz tudo o que achou da história, sejam pontos bons ou ruins, pois sei que, de alguma forma, minha escrita conseguiu impactar essa pessoa e, com os feedbacks, posso aprimorar cada vez mais.

6 - Fale um pouco sobre sua forma de criação... Possui alguma mania na hora de escrever?
Sou um pouco estranha na parte de criação, confesso. Utilizo a técnica "escrita em queda livre", então me sento por uma hora todos os dias na frente do computador e escrevo sem interrupção, permitindo que as ideias fluam sem julgamentos. Às vezes saem algumas coisas bem engraçadas e sem sentido rsrs'. Eu gosto muito da frase "Escreva com uma taça de vinho e revise com uma xícara de café", pois faz total sentido para mim. Tento não me apegar a detalhes na primeira versão de uma história e, apenas quando vou para a revisão, preocupo-me em polir e amarrar as pontas soltas.

7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo?
Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Os livros da trilogia que estou lançando agora já estão prontos, então nos próximos 2 anos, teremos o lançamento de: II - Batalha do Inferno; III - Batalha do Apocalipse; e um spin-off chamado "Abbadon" (que conta a história de um personagem que aparece em "Batalha do Inferno"), todos esses são do universo de A Revolta dos Anjos.
Na parte de escrita, atualmente estou trabalhando em uma saga de alta fantasia que é interligada com o universo de A Revolta dos Anjos, mas são independentes uma da outra. :)

~ Um recado para os leitores:
Desejo que toda e qualquer história seja capaz de tocar suas emoções e transformar, mesmo que minimamente, você.
Espero, de coração, que nos momentos mais desagradáveis e de maior sofrimento em seu dia a dia, os livros, músicas, filmes, teatro, a arte como um todo, possam de alguma forma fazer tudo ser menos doloroso e que te tornem capaz de suportar, seja o que for, com mais leveza. Os livros são como metamorfose e você é a lagarta que transmuta.
Excelentes leituras a todos!

Sobre sua obra:





Sobre a autora:


Bárbara Bueno é de Ribeirão Preto, nascida em 1998, e desenvolveu o amor pela leitura e escrita desde muito novinha. Amante de todos os gêneros, mas com uma quedinha especial pelas histórias fantásticas, a autora lançou sua primeira obra Batalha do Santuário que é o primeiro livro da trilogia A Revolta dos Anjos. Para quem quiser conhecer mais da autora ou conversar com ela, pode encontrá-la no instagram @babis.buen.


Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários