ENTREVISTA COM AUTORES #167 | Autora Josy Souza

by - terça-feira, maio 07, 2024


1 - Qual foi sua inspiração para começar a escrever?
Não sei como essa inspiração aconteceu, lembro de sempre dizer que queria ser escritora, desde meus 4 anos de idade, que foi quando aprendi a ler e escrever por conta própria. Eu escrevia historinhas o tempo todo e apesar de já ter escrito muitas histórias, "Bia quer ser fada" foi o primeiro livro publicado.

2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita?
Quando eu era mais nova, minhas obras tinham influência do autor Pedro Bandeira, depois disso acredito que vários autores moldam um pouquinho mais o meu estilo literário e aí fica difícil nomear todos. Minhas maiores referências são autores brasileiros contemporâneos.

3 - Como você lida com o bloqueio criativo?
Eu não sei como lidar com bloqueios criativos. Vivo em um há anos kkkk. Já ouvi alguns conselhos como: converse com outras pessoas sobre suas ideias, tente escrever em um local diferente... Mas já tentei essas alternativas e pra mim não funcionam, eu preciso dar tempo ao tempo mesmo.

4 - Quais desafios você enfrentou durante sua jornada como escritor(a)?
Acredito que o bloqueio criativo sempre foi o pior. Eu ia dizer que era a falta de tempo também, mas eu estaria mentindo, eu funciono muito melhor sob pressão, então quando eu tinha a vida corrida, eu conseguia escrever muito mais. Mas posso dizer que para o "Bia quer ser fada" o maior desafio foi publicá-lo porque eu precisava de ilustrações e conseguir ir foi um verdadeiro desafio. Mas isso seria uma outra história.

5 - Você já teve experiências significativas com seus leitores? Alguma história que gostaria de compartilhar?
Várias. A primeira e talvez mais importante foi a de como "Bia quer ser fada" foi criado. A história foi produzida para ser parte do meu TCC com meu grupo. Eu não tinha ideia se ia dar certo, mas tive certeza que já tinha dado certo quando minha orientadora leu e se emocionou na minha frente. Ela me chamou de escritora muito antes de eu sequer sonhar em me considerar uma e é por isso que esse livro é dedicado à ela. 
Além dessa história, tem outra que eu gosto muito: No final do ano passado eu participei de uma feira literária e fui expor meu livro e me surpreendi quando recebi um abraço bem gostoso de uma menininha que era a cara minha personagem e mais do que isso, ela me disse que se chamava Bia e que tinha se encantado pelo meu livro. Tive mais certeza ainda que meu livro não é só mais um livro entre tantos já publicados, meu livro é especial.

6 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica?
Meu processo de escrita sempre foi muito doido. A maioria das histórias que escrevi foram baseadas em sonhos que tive e que foram escritas ainda de pijama e remela nos olhos. Mas com "Bia quer ser fada" foi por pressão mesmo. Eu precisava completar as duas páginas faltantes do meu TCC e escrever uma história infantil para preencher essas páginas era nossa única alternativa e foi aí que a Bia surgiu. Eu sentei no computador e a Bia sentou no meu ombro e começou a me contar a história dela e, dentro de duas horas, a história estava finalizada.

7 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores?
De aprendizado, de reconhecimento, de emoção. "Bia quer ser fada" fala sobre a importância das boas ações e sobre aquela magia que não pode ser vista, apenas sentida dentro de nós, a magia de fazer sempre o bem e sentir aquele quentinho no coração quando escuta um "obrigado".

8 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo projeto?
Quero perambular por outros gêneros literários. Eu sempre escrevi um pouco de tudo. Além desse meu livro infantil, eu tenho dois contos publicados na Amazon e um deles eu gostaria muito de transformar em uma HQ. É uma história que retrata as lendas brasileiras de uma perspectiva um pouco sombria. E tenho trabalhado também em um romance que estou escrevendo há anos e nunca consigo terminar, a ideia é que até a bienal desse ano esse livro finalmente fique pronto kkkk

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Para os leitores do Lost Words fica aqui o meu convite para conhecer um pouco mais do meu trabalho, não só na escrita, mas na edição editorial, na blogueiragem e afins. Estou nesse meio há muitos anos e gosto de fazer de tudo um pouco. Se envolve livros, estou dentro! Foi um prazer enorme poder falar um pouco sobre meu trabalho e agradeço demais pelo espaço. Por fim, gostaria de desejar sempre uma excelente leitura! 

Sobre sua(s) obra(s):


Sinopse: “O que você quer ser quando crescer?” Bia tinha a resposta na ponta da língua quando a professora fez a pergunta para toda sala de aula. Era claro para ela: queria ser fada. No entanto, como fazer isso quando todos os colegas riem e insistem que esses seres cheios de encanto não existem?

Após ganhar um presente especial, Bia vai descobrir que as fadas têm uma missão muito importante e que a magia pode estar escondida por trás de uma simples atitude. Basta procurar. - Compre aqui!

Sobre o(a) autor(a):


Josy Souza é jornalista, blogueira, escritora, editora e apaixonada por livros desde antes de nascer. Já trabalhou em muitas áreas, mas sempre soube que sua vocação era no meio literário. Apesar de já ter alguns contos publicados no formato digital, “Bia quer ser fada” é seu livro de estreia.

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários