ENTREVISTA COM AUTORES #260 | Autor Felipe de Carvalho Araujo

by - sexta-feira, abril 25, 2025


1 - Qual foi sua inspiração para começar a escrever?
A escrita nunca foi uma coisa lógica para mim. Escrever aconteceu e continua acontecendo, sem eu saber explicar porque.

2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita?
Graciliano Ramos, Mario Vargas Llosa, Gabriel Garcia Marquez. Machado de Assis, Guimarães Rosa, JK Rowling, Eduardo Spohr, Jorge Amado, Tolkien...e muitos mais.

3 - Como você lida com o bloqueio criativo?
Acho que é ele que lida comigo. Quando tenho bloqueio, escrevo só de raiva, só para escrever, qualquer coisa que seja. Escrever é como exercitar. A disciplina de escrever sempre fura qualquer bloqueio. 

4 - Quais desafios você enfrentou durante sua jornada como escritor(a)?
Ler meu próprio texto e não odiar cada frase.

5 - Você já teve experiências significativas com seus leitores? Alguma história que gostaria de compartilhar?
Até hoje o que mais gostei foi quando a avó da minha esposa leu o livro e meu mandou um audio de 5 minutos falando de tudo que ela pensou. Acho que nada vai superar isso. 

6 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica?
Sim, café e leitura. Depois faço metas de texto completo. O ideal é entre 3k e 5k de palavras por dia para encaixar no processo de escrita. 

7 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores?
Quero que eles gostem da leitura, se vejam nos personagens e se relacionem com a história. 

8 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo projeto?
Estou escrevendo outros livros e a continuação do Canto de Laranjal vol 1. não sei o que vai sair primeiro.

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
A mensagem que deixo é que leitura salva vidas. Leia livros e busque o silêncio. A pausa é tão importante quanto a caminhada.

Sobre sua(s) obra(s):


Sinopse: O Canto de Laranjal é uma viagem poética ao coração do Brasil, onde as vidas de Clementino e Dulce se entrelaçam em uma narrativa que celebra a inocência da infância, a paixão pelo futebol e as relações humanas. Com uma escrita rica e emotiva, Felipe de Carvalho Araújo, através dos olhos de Jânio, nos convida a explorar os recantos mais profundos do Laranjal e de sua linda cultivada evoluir e seguir da infância até a fase adulta.

Laranjal, um lugar onde a beleza reside nos momentos mais simples e cotidianos, esta obra nos conduz por uma jornada de descobertas e emoções, revelando a essência da vida através dos olhos de seus personagens cativantes. - Compre aqui!

Sobre o(a) autor(a):


Tenho 36 anos e sou carioca. Sou um apaixonado por filmes, livros, mangás, séries e animações. Contar histórias sempre esteve no meu DNA de alguma forma. A paixão por contar histórias te desperta algo, como uma nova consciência. E não abro mão de fazer disso minha profissão e minha vida. 

Sou publicitário de formação, pós graduado em roteiro audiovisual e moro em Copacabana. Em 2018 estudei em Nova Iorque fazendo cursos de roteiro e direção na New York Film Academy, onde escrevi, produzi e dirigi meu primeiro curta metragem “Glass Man". Voltei com meu primeiro roteiro de longa na bagagem e foi vencedor do concurso “Novos Roteiros Originais - OEI/2020”. Em 2024, meu primeiro romance, O Canto de Laranjal, foi publicado e em 2025 meu segundo curtametragem autoral, A Teoria do Não, será lançado.

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários