ENTREVISTA COM AUTORES #12 | Autora Jadna Alana

by - domingo, fevereiro 25, 2018


1 - Como você percebeu que queria ser escritora?
Acho que tudo começou quando ler não conseguia suprir a necessidade que eu tinha de conhecer mundos novos. A cada dia eu queria mais e pensava nas várias possibilidades e elementos que poderiam ser acrescentados em livros que tanto gostava. Foi quando finalmente parei e concluí que aquilo que eu desejava ver nos livros só se concretizaria se eu mesma escrevesse. 

2 - Tem algum personagem que é seu favorito? Por quê? O que ele significa para você?

Não gosto de falar sobre personagens favoritos porque é uma decisão difícil a de ser tomada, entretanto, escolho a Alexia (mais conhecida como Sombra da Noite). Eu sempre gostei de ser desafiada, me faz ir além do que espero de mim mesma. Foi isso que aconteceu com essa personagem. Fui convidada para fazer parte de um projeto onde criaria um super-herói brasileiro e me vi diante de um desafio muito difícil, afinal, nunca fui de ler ou assistir muitas coisas sobre heróis. Porém, quando as ideias começaram a vir, quando procurei ajuda com amigos que entendiam do assunto, me vi diante de uma personagem forte, decidida e diferente de tudo que eu havia criado. A Alexia me surpreendeu e me fez amá-la do início ao fim.

3 - Foi difícil chegar em uma editora para publicar seus livros? Conte um pouco da sua experiência.

Não foi difícil, estaria mentindo se falasse o contrário, entretanto, permanecer no mercado é o que torna tudo mais difícil. Você precisa ser bom, precisa vender, precisa mostrar para as editoras que vale a pena investir em sua história e de certa forma isso é angustiante porque me preocupo muito em manter meu publico, em surpreender meus leitores com histórias de tirar o fôlego. Atualmente sou escritora na Editora Coerência e me vejo diante de uma oportunidade incrível. Estar ao lado de pessoas que se importam comigo, que se importam com minha história e com o meu sonho, é gratificante. Espero continuar assim. 

4 - Existem muitas cobranças por parte dos seus leitores? E qual o feedback deles após a leitura?

Meus leitores são as melhores coisas que já me aconteceram, sério! Muitas pessoas me fazem perguntas do tipo: “como você aguenta esse monte de gente enchendo o saco”, “nossa eu não teria paciência com o tanto de perguntas que eles fazem”. Minha resposta é sempre a mesma “eu amo”. Amo sentir que estão perto de mim, que se preocupam com o livro, que sentiram as mesmas coisas que eu senti quando escrevia. Amo saber que todo o tempo que passei escrevendo, pesquisando, me deleitando sobre as cenas valeram apena. Sempre que terminam de ler me chamam nas redes sociais. Primeiro para agradecer por ter escrito o livro, segundo para me ameaçar de morte (e não vou dizer por que).

5 - Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?

Claro! É uma prática que todo escritor deveria apreciar. Não vou negar que no início, quando não tinha muito conhecimento sobre escrita, não fazia pesquisas. Escrevia as coisas e pronto. Entretanto, quando fui evoluindo e me aperfeiçoando descobri que essa prática pode tornar nossa história ainda mais rica. 

6 - Por qual motivo escolheu o gênero fantasia?

Porque nossa realidade já é perversa demais e cheia de mesmices. Eu sempre preferi o novo, o fantástico, aquilo que não poderia viver na nossa realidade, mas poderia apreciar em universos paralelos. Às vezes chego a me questionar o quão seria mágico poder viver nos mundos místicos que criamos em nossas mentes. Fantásticos!

7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo?

Por enquanto estou trabalhando no segundo volume da minha duologia (que talvez saia este ano). Também estou escrevendo um livro novo chamado “Os Descendentes”.

8- Gostaria de deixar algum recado para os leitores do blog, ou acrescentar algo que não foi questionado.

A única coisa que tenho a declarar é: sonhem! Acreditem nos seus sonhos. Desejem como se não existisse amanhã. Às vezes não nos permitimos viver coisas novas por causa de medo, insegurança ou até mesmo por causa da opinião alheia. Mas acreditem, vale a pena sonhar, apostar em nós mesmos e não desistir jamais!

Sobre a Autora:


Jadna Alana nasceu em Campina Grande, Paraíba. Cresceu em uma cidade do interior chamada Nova Palmeira, de grande reduto cultural.
Escritora, cantora, estudante do curso de letras pela Universidade Estadual da Paraíba e também booktuber no canal "Uma Escritora Diferente". Publicou seu primeiro livro aos 18 anos de idade, intitulado "A Descoberta" esse que é o primeiro livro da série: A saga dos seis portais. Seu último lançamento chama-se "A Princesa de Ônix", que faz parte da duologia Os Sete Reinos de Olivarum e que foi publicado pela Editora Coerência. 
Jadna também participou da Antologia "Era Uma Vez" com o conto intitulado "Quando a Noite Chega de Passagem". Está lançando o livro "Os Supremos" com sua protagonista Alexia, e juntamente com outros 3 autores brasileiros.

Você também pode gostar desses posts:

11 comentários

  1. Coisa mais linda! Obrigada por todo apoio e divulgação! Te adoro!

    ResponderExcluir
  2. Amei a entrevista ficou mto top. Cara amo demais essa menina é acompanho essa jornada desde o começo e olha só onde ela chegou! Nunca duvidei do sucesso da minha diva. Te amo jadna

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Adorei a entrevista. Não conhecia a autora e foi bom saber um pouco sobre ela.
    Fiquei curiosa para conhecer seu livro, pois amo fantasia.
    Desejo muito sucesso a ela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei de conhecer a autora, já tinha ouvido falar de um dos livros dela. Ela tem talento e o bacana é que encoraja as pessoas que querem seguir no mesmo caminho!!

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Sempre bom conhecer um pouco do processo de escritores, confesso que sempre achei que fosse tão difícil o acesso as editoras, que bom que a autora conseguiu mais rapidamente.
    Sempre acreditar nos sonhos, gostei!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Adorei a personalidade da autora, decidida e muito segura com o que ama. Concordo plenamente com ela com relação ao mundo fantástico, ele nos dá possibilidades de fuga do mundo real e expansão da nossa imaginação. Não conhecia a autora, mas fiquei bem intrigada com os livros!

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernando,
    Adore as entrevistas postadas no blog.
    Gosto de saber mais sobre os autores e suas motivações e inspirações.
    Já ouvi falar do livro da autora e fiquei curiosa pra conhecer a estória, só não consegui comprar o livro ainda.

    ResponderExcluir
  8. Haaaaahhhh sou fã da Jadna. Sou louca para ter os livros dela para ler e enfeitar minha estante *---* Adoreeeei saber mais dessa escritora maravilhosa.😊💜

    ResponderExcluir
  9. Ameii a entrevista, sou muito fã do trabalho da Jadna, adoro tudo que ela escreve. Foi muito bom saber um pouco mais sobre ela através do seu blog! <3

    ResponderExcluir
  10. Oi Fernando
    Amei a entrevista, e mais ainda o recado que a autora deixou, as vezes precisamos ler isso para colocar nossos sonhos em prática.
    Não conhecia a autora, mas já virei fã
    Bjins

    ResponderExcluir
  11. Oi Fe.
    Adoro a Jad, entrevista linda <3
    O trabalho dela é incrível :)

    ResponderExcluir