RESENHA | Tudo Que Faltou Acontecer - Thiago Teodósio

by - quarta-feira, abril 04, 2018


Título: Tudo Que Faltou Acontecer
Autor(a): Thiago Teodósio
Editora: Coerência
Páginas: 350
Gênero: LGBT / GLS / Literatura Brasileira / Romance
Ano: 2018
Skoob
Nota: 5/5 + favorito
Livro cedido pelo autor
Sinopse:Com apenas 12 anos, Henri notou que se sentia atraído por meninos. Infelizmente, a autoaceitação foi um pouco complicada, principalmente com a opressão vinda de um colega da escola e de alguns familiares. O garoto sempre teve em mente que nunca revelaria sua sexualidade, porém, após pedir tantas respostas a Deus e se esconder dentro de uma sociedade intolerante, aos 16 anos, ele acaba sentindo a necessidade de se arriscar para entender aquilo que sempre procurou esconder dentro de si mesmo. Já esgotado de tanta inconformidade, Henri divide sua angústia com suas amigas, Hebe e Dyenifer. E a partir do momento em que ele passa a aceitar-se, toda a situação começa a melhorar, quer dizer, nem tudo. O ensino médio pode ser complicado para os adolescentes, mais ainda se faz parte de uma minoria. Procurando não ser atingido pela homofobia cometida por algumas pessoas, Henri, com os sentimentos à flor da pele, começa a viver intensamente e com mais liberdade, sempre ao lado das pessoas que ama, como sua avó e suas amigas. Até que chega Benício para abalar seu coração. Com base em uma grande lição de vida, você está convidado a fazer a leitura desta obra o mais rápido possível e, assim, conhecer um pouco mais sobre a vida de um garoto homossexual durante a adolescência.

" - Entendo que cada um possa ter sua própria opinião, mas quando a questão é sobre qualquer tipo de discriminação ou preconceito, ai o burraco é mais embaixo. Não importa nossa cor, todos somos iguais. Todo mundo tem sangue em suas veias e um só coração. Você não pode simplesmente julgar ou diminuir alguém por algum motivo que você pense ser o certo. Na vida temos que aprender a aceitar e respeitar o próximo, seja ele do jeito que for."

É com esse quote maravilhoso que começo essa resenha, de um livro lindo, com uma história ainda mais linda, e que entrou para os meus favoritos da vida <3

Tudo que faltou acontecer é um livro baseado em histórias reais, onde logo no começo conhecemos Henri com seus 12 anos, falando com o Papai do Céu sobre sua atração por meninos, seus medos e angustias em relação a isso.


Depois temos o Henri com 16 anos, ele ainda tem os mesmos medos e inseguranças, mas com o apoio de suas amigas Hebe e Dyenifer, que foram as primeiras a saber sobre seu 'segredo', ele se torna mais forte.
Henri se aceita, apesar dos comentários cheios de preconceitos que rolam na sala de aula, e da relação com seu pai, ele está amadurecendo e é incrível acompanhar sua trajetória.


Henri começa a ser quem ele é realmente, e enfrenta seus medos, não vai ser fácil, e ele vai passar por muitas coisas no decorrer da história, mas isso só vai fazer a admiração do leitor aumentar por esse protagonista maravilhoso.

"Não consigo entender o motivo das pessoas ao meu redor ficarem espantadas quando este é o assunto. Todos falam disso com pavor, ou até mesmo com medo."

Tudo que faltou acontecer é o primeiro livro do autor, e ele entrega uma história cheia de amor, amizade, superação, família e acima de tudo, aceitação.
O Henri se tornou meu amigo, eu queria guardar ele em um potinho e proteger do mundo, só ver ele feliz e realizado. Eu me emocionei muito lendo, quando eu terminei o livro não conseguia parar de chorar, me identifiquei muito com as cenas do Henri com sua avó e foram exatamente essas cenas que acabaram comigo haha. A amizade dele com a Hebe e a Dyenifer é algo lindo também, eu quero duas amigas assim, porque amizades assim são raras hoje em dia, amizades verdadeiras, que você pode confiar e que em tudo que precisar vão estar ali por você, em momentos bons mas nos ruins também.
Temos também o Benício, e ai ai Benício, o que eu falo de você? Eu te amei no primeiro momento, te odiei depois, e voltei a amar. Sabe aquele personagem que te conquista mas você fica com medo por gostar tanto dele? Com o Benício foi assim.


O autor nos presenteia também com cenas quentes, mas essa vou deixar vocês conferirem quando lerem o livro (insira o emoticon malicioso aqui);


A edição pela Coerência está apaixonante, a capa é uma das mais lindas que tenho aqui, e os capítulos são separados com ilustrações. Os números das páginas são nas laterias, e não no final da página como é normalmente. Folhas amarelas, orelha, tudo incrível.

Eu indico esse livro para todos, é um daqueles livro que todo mundo deveria ler, deixe Henri conquistar você também, abra sua mente, chega de preconceitos, vamos conhecer mais histórias lindas assim, e lembrem-se, todo amor é valido <3

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

16 comentários

  1. Oi, Aline.

    Bom, não é por o livro não ser totalmente fictício, mas acho que ele é de grande ajuda e encoraja às pessoas que passaram por esse dilema da não aceitação a enfrentarem tudo e se aceitarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane, tudo bem?
      Sim, esse livro passa uma mensagem linda demais, essa questão de aceitação é retratada de forma linda nessa história <3
      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei a premissa do livro, pois tenho casos semelhantes na minha família e graças a Deus todos respeitam a opção sexual do outro. Infelizmente tem pessoas que passam por muitos preconceitos e ter ao lado pessoas que aceitam a opção do outro, ajuda a fortalece-lo e o fazer seguir em frente, buscando ser feliz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, tudo bem?
      Que família linda, por mais pessoas assim <3
      Sim, se já é difícil tendo o apoio das pessoas que ama, imagina sem :/
      Beijos!

      Excluir
  3. Ahhhhhhhhh esse livro *--* Eu eestou há um tempão tentando conseguir ele para ler pois eu me apaixonei pela capa e premissa da história. *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Kleyse *-*
      Sim, essa capa foi amor a primeira vista haha, e não é só a capa não, a edição completa está linda, e a história é incrível <3

      Excluir
  4. Olá Aline,
    Não conhecia o livro e gostei do tema abordado pelo autor (precisamos de mais livros sobre o assunto)
    Fiquei curiosa em ler esse livro, ainda mais pq se baseia em uma estória real.
    É bom saber que mesmo que com tudo com o que o personagem passou tinham pessoas que apoiaram e ajudaram ele.
    Já coloquei o livro na minha lista pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila *-*
      Quando ler me conta o que achou viu?
      Concordo com você, precisamos de mais livros com essa temática, e mais pessoas sem preconceitos no mundo
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá Aline ;)
    Eu já tinha visto o livro, lembro porque gostei da capa e da premissa. Adoro livros com representatividade, e esse parece ser incrível mesmo, pelos seus comentários.
    O enredo parece ser ótimo, e adorei que o livro aborda esses temas de sexualidade, amizade e auto-aceitação.
    Já vou adicionais ele na minha lista de leitura ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, tudo bem?
      Também adoro livros assim, é muito incrível, aposto que você vai adorar *-*
      Obaa, quando ler me conta o que achou em?
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Aline,
    A história apesar de um pouco sofrida também é linda, faz tempo que não leio nenhum livro em que o personagem lida com a revelação de sua orientação sexual (acho essa frase meio esquisita, porque na realidade ninguém tem que revelar nada, mas não há outra forma de escrever, e o que mais me emocionou nesse foi a relação das amigas de Henri com ele, e claro de sua avó, mostra como esse amor que elas tem por ele é verdadeiro.
    Achei a história toda uma graça, inclusive essa capa me ganhou, quero mto ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Essa premissa é uma lindeza, uma amorzinho mesmo!
    Adoro quando ficamos pertinho do personagem a ponto de querê-lo como amigo, e fiquei feliz em ver que foi o seu caso com Henri.
    Sabe... esse livro me fez lembra de "Minha versão de você", um livro do mesmo gênero e que tem uma estória tão lindinha quanto essa!
    Sua resenha tá linda, dá pra sentir a emoção em cada palavrinha. E as fotos, como sempre, arrasadoras! <3

    Beijocas,
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Interessante a abordagen do livro, ao mesmo tempo que demonstra a coragem do personagem. Li poucos livros relacionado a homossexualidade, mas acho legal a forma que cada um expressa sua opinião através dos livros, músicas, etc.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adorei a premissa, já tinha visto ele antes, parece apaixonante, e quero muito ler ele, parece inspirador, não só para homossexuais, mas também para pessoas em geral.
    Essa capa é realmente muito linda.
    Adorei a resenha, beijos <3

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei a premissa, já tinha visto ele antes, parece apaixonante, e quero muito ler ele, parece inspirador, não só para homossexuais, mas também para pessoas em geral.
    Essa capa é realmente muito linda.
    Adorei a resenha, beijos <3

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Aline
    Que fotos lindas, eu vi no seu instagram esse livro, meu irmão já passou por algumas situações, vou dar o livro de presente para ele, tenho certeza que ele vai se identificar com o protagonista, desejo sucesso ao autor

    ResponderExcluir