RESENHA | A Cabeça na Cama - Filipe Nassar Larêdo

by - terça-feira, outubro 09, 2018


Título: A cabeça na cama
Autor: Filipe Nassar Larêdo
Editora: Empíreo
Páginas: 144
Gênero: Ficção / Literatura Brasileira / Romance
Ano: 2018
Skoob
Livro cedido pela Editora Empíreo
Sinopse: Romance com pitadas de nonsense e narrativa neofantástica. A trama se constrói em torno da vida de Tomás, rico gerente em uma empresa de investimentos financeiros que vê sua vida entrar em colapso ao receber a notícia de que uma cabeça surgiu na cama de seu quarto. A partir daí, a história aproxima o realismo ao inverossímil e ao lado grotesco e cruel da condição humana. A obra tem referências que vão desde as principais tragédias gregas, de Sófocles e Eurípedes, até Franz Kafka, Adolfo Bioy Casares e Jorge Luis Borges.
                   

Tomás é gerente de uma empresa de investimentos, construiu uma vida bem-sucedida para sua família, mas ganhou muito dinheiro de forma errada na empresa; Tomás fica doente e o médico pede que ele se afaste do trabalho, tire umas férias e aproveite para relaxar. Sua esposa Elisa e seus dois filhos ficam felizes com a novidade de poder viajar depois de muito tempo em família. Tomás reserva tudo, troca de carro e o grande dia chega. Mas a viagem pode parar antes mesmo de começar, no caminho Tomás recebe uma ligação de seu pai, dizendo que tem gritos vindo de seu apartamento, e quando entram, descobrem uma cabeça na cama de Tomás e Elisa. Surreal? Angustiante? Até onde o ser humano pode se degradar? O que essa cabeça na cama tem a dizer? Como isso vai acabar?

Com uma narrativa instigante, o leitor acompanha Tomás durante essas 144 páginas, intercalando o presente com acontecimentos do passado, atiçando a curiosidade sobre a cabeça na cama. A obsessão que o protagonista cria pela cabeça é muito singular. Ele fica 'preso' a ela, fica vidrado em descobrir o que ela tem para dizer, e nesse tempo os dois começam a se deteriorar. A cabeça precisa de Tomás assim como Tomás precisa da cabeça, uma fixação que apavora o leitor ao mesmo tempo que mostra o quanto isso pode ser real apesar de ilógico.


A edição da Editora Empíreo está sensacional, capa dura, folhas amareladas, diagramação e ortografia impecáveis. Os capítulos são curtos, e a capa remete a história.


"Eu era convidado para uma dança, cuja música era executada pelas palavras incompreensíveis que a voz emitia."

Um livro que pode ter interpretações diferentes, uma história que pode deixar o leitor confuso em certos momentos assim como Tomás, mas o final é impetuoso. Terminei de ler com uma sensação de pânico pelo que aconteceu nas últimas páginas, tanto com Tomás quanto com a cabeça. Mas ao mesmo tempo o autor deixa sua mensagem.


"— Existem coisas que não precisamos saber, Tomás. Coisas que precisam ser esquecidas e enterradas no fundo de nossas memórias. Essa poderia ser uma delas."

Gostaram? Me contem aqui nos comentários. 

Aonde Comprar: Editora Empíreo | Amazon


Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

14 comentários

  1. Caramba!
    Fui lendo a resenha e imaginando a cena na minha cabeça, que está aqui, grudadinha no pescoço.rs
    Já pensou encontrar uma cabeça ali,na sua cama?
    Que enredo fantástico! De quem era? Como foi parar ali?
    Tomás entra onde nessa loucura toda? Ou será apenas um trocadilho com sua cabeça que ficou no trabalho?
    Puxa, vai para a lista de desejados com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. A resenha me deixou intrigada, quanto mistério em volta dessa cabeça, fiquei me perguntando de quem seria, se alguém queria aprontar uma com o personagem, deve ser uma leitura envolvente que desperta o interesse do leitor em desvendar essa cabeça.

    ResponderExcluir
  3. Esse é um daqueles livros que mexem com nosso psicológico!! Com certeza essa cabeça surgiu na cama do personagem para alerta-lo sobre o que já fez em sua vidas e as consequências, de certo modo é para ele refletir!! Fiquei curiosa para saber como a trama acaba!!

    ResponderExcluir
  4. Que livro incrível!! Eu preciso dele pra ontem, sem contar essa edição maravilhosa que chama super a atenção. Parabéns pela resenha e as fotos.

    ResponderExcluir
  5. Já falei o quanto fiquei apaixonada por essa edição, está linda demais. Esse livro é bem meu estilo de leitura, quero muito ler. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  6. Primeiro de tudo, que edição e essa �� Livro curtinho e pelo jeito uma delícia de ler, adoro esse tipo de suspense que envolve uma morte misteriosa, já vou por na minha lista.

    ResponderExcluir
  7. Gnt que sinistro tudo isso, como assim uma cabeça na cama, de onde ela veio? pra onde vai? e que história é essa? Lendo a sinopse e sabendo da informação de referencias ao Franz Kafka e que Tomás cresce financeiramente de forma errada imagino algo como uma punição! Nossa fiquei muito interessada no livro quero muito ler (vou add no skoob) amei a sua resenha me fez sentir vontade de devorar esse livro!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Que història estranha e sinistra mesmo. Cruzes!! O pior é que eu quero ler e saber qual é o mistério dessa cabeça e se vou ficar também em pânico com o final.

    ResponderExcluir
  9. Adorei Aline!
    Não tinha conhecimento desse livro ainda, parece deixar o leitor preso na leitura, eu gosto mto de livros assim.
    Vai para minha lista.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia os livros, mas achei a premissa extremamente instigante, apesar de tensa. Acredito que o clima de angústia é bastante presente ao longo da trama e o leitor acaba ficando imerso dentro da trama e tão confuso quanto o protagonista. Achei a edição incrível e a capa muito condizente com a história.

    ResponderExcluir
  11. Que isso, gente?!
    Uma cabeça, meu Deus!
    Que horror!
    Acho que eu infartava só de ver kkkkkkkkkkkkk
    Fiquei com muita vontade de ler só pra descobrir tudo o que essa cabeça quer dizer, embora claro que já tô com medo, rsrsrs
    Queria entender também porque o Tomás fica tão obcecado por ela, será que ele algo a ver com esse assassinado??
    bjsss

    ResponderExcluir
  12. Estou louca pela edição, só por isso já vou comprar
    que estória maluca mulher, uma cabeça na cama? estou criando muitas teorias, preciso ler, preciso de um spoiler qualquer coisa para satisfazer minha curiosidade rs
    ótima resenha, cumpriu muito bem o papel, parabens
    bjsss

    ResponderExcluir