RESENHA | Virtualices (da internet para o papel) - Guilherme Olí

by - terça-feira, novembro 20, 2018


Título: Virtualices - da internet para o papel
Autor: Guilherme Olí
Editora: Letras e Versos
Páginas: 60
Gênero: Contos / Humor, Comédia / Internet / Romance
Ano: 2018
Skoob
Livro cedido pelo autor
Sinopse: A internet, as redes sociais e os diversos tipos de aplicativos existentes não só mudaram as nossas rotinas, como também inspiram uma infinidade de histórias. Pensando nisso, Guilherme Olí, autor de Remoto e improvável e Apelidos carinhosos são pessoais e intransferíveis, reuniu neste livreto algumas histórias influenciadas pelo mundo virtual.
                                              

Virtualices reúne alguns contos que mostram o quanto estamos 'viciados' em internet juntamente com as redes sociais. Aqui o autor nos mostra situações virtuais e reais que podem ter acontecido com você. Desde uma senhora que quer ver seu nome no Google, até um 'stalker' querendo fazer uma nova amizade. 

O Guilherme tem um dom muito bonito com as palavras, esse é o terceiro livro dele e a cada dia me apaixono mais pelas suas histórias. Os contos além de retratarem nossa realidade, deixa uma mensagem sobre como estamos aproveitando nosso tempo. Ao invés de ficar horas vendo um vídeo no youtube porque não parar e ficar com a família ou amigos? Sem falar nas fake news que muita gente se apega. 


Lógico que teve alguns contos que gostei mais que os outros, entre eles está 'namore alguém que..', quantas vezes você já se deparou com essa frase pelo facebook, instagram...? Namore alguém que te olhe como... ou namore alguém que..., nesse conto o autor mostra que devemos namorar quem nos faz bem, e acima de tudo nos amar em primeiro lugar. 
Outro conto que quero destacar é 'neste dia', sabe as lembranças do facebook? Então, nesse conto elas estão presentes, e mostram o valor de cultivar uma amizade que você considera importante.
Mas acho que meu favorito de todos foi 'a regra dos 3 dias', quanto amor por esse conto. Não vou falar o porque de gostar tanto dele, deixar vocês curiosos para ler haha 


A edição está linda, menor do que um livro normal, com uma capa cheia de elementos que compõem as histórias e em cada começo de conto tem uma ilustração. A escrita do autor é leve e descontraída, li esse livro em meia hora. Mas quero reler meus contos favoritos sempre.

E você? Tem usado a internet de que forma? Leia Virtualices e entre nesse mundo cheio de histórias surpreendentes e reais. 

Beijos!

Resenha de outros livros do autor:

Você também pode gostar desses posts:

15 comentários


  1. Com certeza esse livro deve trazer situações bem engraçadas rsrs, porque são reais, são situações que acontecem de verdade, e quando se é baseado em fatos reais, se torna mais legal ainda o conteúdo.
    Deve ser bem divertido a leitura e eu com certeza leria, adorei o assunto do livro.
    A amei a resenha, bjs

    ResponderExcluir
  2. Ahhh! A internet e seu vício..seu nada, nosso!rs
    Não conhecia o livro,mas adorei o que vi acima. A diagramação parece lindinha e cheia destas verdades que nos são oferecidas a todo momento, seja no celular, computador e afins!
    Com toda a certeza, se puder, quero muito conferir este presentinho!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. QUE FOFURA!! Esse livro parece conter contos lindos e realistas e amei a capa, a edição e as ilustrações.
    Acho que é uma leitura mega importante para termos a consciência que estamos vivendo mais no mundo virtual do que o mundo real.
    Respondendo a pergunta: tenho usado a internet só pra trabalhar mesmo, porque nem diversão está tendo mais :/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, já fiquei interessada!
    Gosto muito de contos, e esse aborda um tema muito relevante e atual, acho que todos podemos nos identificar com algum.
    Legal que ele transmite uma mensagem.
    Não conhecia o autor, mas já espero ler seus livros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline,
    Menina,e não é que o pouco que você falou é verdade? Kkkk adoro textos que começam com "namore alguém que..." Kkkk vivo usando de legenda nas fotos com o boy, rsrs.
    Bacana é que é algo real, a internet está presente em cada momento das nossas vidas ultimamente!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Acho que "A regra dos 3 dias" é 3 dias sem internet igual aqueles post que dizem que se você estar por 21 um dias vc cria um habito, é isso? kkkk curiosíssima. verdade internet e redes sociais é um vicio (e muitas pessoas não sabem controlar), só pelos títulos dos contos eu já amei e a capa tb é muito chamativa (linda), vou ti confessar é bem melhor viver o momento de um aniversario de amizade pessoalmente do que pelo face, ótima resenha!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá, a obra, apesar de possuir um alívio cômico, notadamente faz uma crítica ao período de modernidade líquida pelo qual a sociedade está passando. O autor deixa algumas reflexões acerca de até que ponto é saudável deixar-se ser definido pelos maneirismos do mundo online, algo extremamente válido. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Annyeong!
    Eu já tinha visto esse livro no Ig do autor e fiquei muito encantada com a edição toda, não tenho nenhum livro dele pois tô esperando passar uns meses até conseguir uma condição financeira boa e instável para eu comprar os 3 livros dele, pois Apelidos Carinhosos eu já estava doida para ler há meses e não consegui parceria com ele para receber e ler essa primeira obra dele. Mais espero ter a oportunidade de ler os 3 livros.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Meu nome é Tanara e estou voltando pro mundo blogueiro agora! Adoraria se vc visitasse meu blog e seguisse, caso goste! Também seguirei o teu! Grande beijo! (:

    ResponderExcluir
  10. Não li nada do Guilherme Olí, e sinceramente livros que abordam sobre a internet e redes sociais não faz muito o meu estilo; não sou uma pessoa do tipo que fica conectada nas redes sociais 24h por dia, até tenho facebook, Instagram e Twitter, mas uso mais esse último...
    Mas tenho uma irmã que nossa, até para comer ela fica enchendo no celular, então vou indicar Virtualices para ela, e aproveitar para ler também, fiquei curiosa para conhecer esses três contos que você citou, principalmente o conto "a regra dos 3 dias"... Valeu pela dica! Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Interessante esse livro, pois se trata de algo que esta dominando as pessoas, caos, da vez mais estamos nesse mundo virtual e deixando muitas coisas que realmente importam de lado. Os contos parecem ser bem reflexivos, gostei por falar do valor da amizade que é algo importante e que faz falta nas nossas vidas.

    ResponderExcluir
  12. A internet realmente está presente em todo lugar, hoje em dia de 10 pessoas,9 estão com celular nas mãos, mas tudo tem seu lado bom e seu lado ruim. O lado bom é que todos tem acesso as informações mas o ruim é que não se comunicam!! Acho que esse livro serve para nos fazer rever nossos conceitos a respeito de como vemos as coisas ao nosso redor e aprender a dar valor ao que realmente importa.

    ResponderExcluir
  13. Gostei da ideia do autor fazer contos sobre o quanto estamos viciados pela a internet e pelas as redes sociais, dar para ver que são contos cheios de humor e de comédia. Não conhecia o autor mas adorei a indicação.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Esse livro me lembrou muito a teoria do signo Bauman sobre a modernidade líquida e apegadas a tecnologia nós estamos esse conto Parece ser bem interessante

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro, mas achei maravilhosa essa ideia!
    Genial, na verdade.
    O vício por redes sociais está grande mesmo e com isso a gente perde a vontade e o jeito de conversar mais em público, fazer amizades reais.
    Quero muito ler!
    bjs

    ResponderExcluir