ENTREVISTA COM AUTORES #59 | Autora Laura Vasconcelos

by - terça-feira, agosto 27, 2019


1 - Como você percebeu que queria ser escritor(a)?
Eu não percebi que queria ser escritora, eu só comecei a escrever (risos). Sou filha de professores e minha mãe sempre me deu livros, leu para mim e me incentivou a leitura. Quando fiz 16 anos comecei a escrever efetivamente, mas eram textos soltos, cartas sem ser para alguém especificamente e quando me sentia triste escrevia também. Passei no curso de jornalismo e em uma das aulas de jornalismo impresso o professor nos apresentou Antônio Prata e foi assim que me apaixonei pelo gênero da crônica. Prata é meu escritor preferido.

2 - Tem algum personagem favorito? Em modo geral ou do seu(s) livro(s)? Se sim, por quê? O que ele significa para você?
Capitu, de Dom Casmurro do Machado de Assis. Sou apaixonada por Machado de Assis também e Capitu foi a personagem que me apaixonei de cara, é uma mulher forte, livre e independente. Só quer amar e ser feliz sendo livre.

3 - Como foi para você, entrar no mundo literário?
Foi muito natural, como se eu sempre tivesse feito parte do mundo literário e principalmente por ter sido incentivada a ler desde pequena. Mas mesmo sendo natural nunca pensei em ser escritora. Fiz vestibular para Teatro, sempre quis ser atriz (Ou dentista), mas passei em jornalismo e vi que poderia escrever as peças e espetáculos para participar como autora e não atriz. Acho que é um bom caminho. Hoje em dia me vejo mais como escritora do que como jornalista.

4 - Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?
O bom de se escrever crônica é que tudo pode ser tema para uma história. Antônio Prata diz que a crônica é colocar uma lupa em um grãozinho de arroz e ver que aquela coisa simples e que, provavelmente seria ignorada, é maravilhosa. Na crônica pode se escrever sobre um pôr do sol, sobre um cachorro andando na rua, memória de infância, um chiclete que você pisou na rua e ficou com raiva. O que eu faço quando vou escrever é ler outras crônicas, lembrar de alguma história ou viver.

5 - Existem muitas cobranças por parte de seus leitores?
Não, existe muita cobrança minha mesmo (risos). Sou virginiana e extremamente perfeccionista então eu me cobro demais. Quando escrevo uma crônica mando para outra pessoa ler e peço para me dizer o que achou, como está minha escrita e peço para corrigir, as vezes só guardo mesmo e não mostro para ninguém. Mas não publico nenhuma crônica sem antes pedir a opinião de uma segunda pessoa.

6 - Fale um pouco sobre sua forma de criação... Possui alguma mania na hora de escrever?
Eu sempre leio Antônio Prata, David Benincá, Daniel Furlan e Gregório Duvivier antes de escrever. Como meus textos tem um tom mais humoristico, são os que eu mais leio, geralmente uma hora antes de escrever leio no minimo 4 textos de cada e a escrita flui. Descobri um quadro no youtube em janeiro o "Comentando histórias" de um grupo de comédia da minha cidade, Belém, e amo ouvir as histórias dos participantes (geralmente comediantes também). Ler é fundamental para escrever e ouvir outras histórias ajuda você a enxergar o mundo além do seu umbigo. É ótimo. 

7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo?
No momento vou continuar escrevendo crônicas, se tiver material para um próximo livro ano que vem irei publicar as que não entraram nesse. Mas ainda não tenho nenhum plano concreto.

8- Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Leiam! leiam sempre, leiam muito. Conversem com as pessoas, olhem o mundo ao seu redor, vejam as coisas, percebam o que ninguém percebe, vivam. Espero que gostem do livro, foi feito com muito carinho e muito amor e foi um grande sonho.

Sobre a Autora:

Foto por: Karoline Dieckmann Brito.

Laura Celeste Vasconcelos de Barros, Nasceu em Belém do Pará no dia 20 de setembro de 1994. Formou-se em Jornalismo pela Universidade da Amazônia em 2016, onde se apaixonou pela crônica. Fugacidade dos dias é seu primeiro livro, depois de muitas tentativas. Vascaína, remista, virginiana e asmática é apaixonada por gatos mesmo sendo alérgica a eles. 


Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

2 comentários

  1. Parabéns pela entrevista.
    Sucesso ao blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Ótima entrevista, é sempre bacana conhecermos novos escritores(a). Adorei, abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir