RESENHA | Inspeção - Josh Malerman

by - terça-feira, outubro 08, 2019


Título: Inspeção
Autor(a): Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério
Ano: 2019
Skoob
Link para Compra
Livro cedido pela Editora


"Às vezes o que existe por trás de uma porta pode libertar ou matar você. Até onde vai sua curiosidade?"

Josh Malerman tem um dom - me deixar enlouquecida com seus finais, que nunca consigo decidir se amo ou odeio - e esse dom me faz gostar cada dia mais de sua escrita. Foi assim com Caixa de Pássaros e Uma Casa no Fundo de um Lago (li faz alguns dias e em breve a resenha aparece por aqui), e agora com Inspeção; uma história inovadora, que coloca em questão o quanto o sexo oposto pode influenciar.


Em uma torre, escondida no meio da floresta, vivem os 'Meninos do Alfabeto', eles não possuem nomes, apenas são identificados por letras. P.A.I comanda esse lugar, deixando esses meninos alheios ao mundo exterior, sem saber que existem mulheres (afinal elas seriam uma distração, e ali eles querem tornar esses meninos verdadeiros gênios), e acreditando que são filhos do P.A.I.
Mas J começa a ter desconfianças, e acredita que exista algo além do lugar em que vivem. Deseja descobrir quem é a pessoa que ele vê quase todas às noites próxima ao 'Senhor Árvore'.
Não muito longe dessa torre, outra torre idêntica abriga meninas, com o mesmo intuito e comandadas por M.Ã.E. Mas o que significa tudo isso? O que existe além dessas torres e dos segredos que elas escondem?


O autor amadureceu muito na escrita, e em pouco mais de 400 páginas ele entrega um trabalho de tirar o fôlego; o começo é mais parado, pela questão das explicações, mas logo fiquei vidrada em 'só mais um capítulo'. Adorei a questão retrata na história, afinal se não tivéssemos nenhum tipo de distração algo seria diferente?! A curiosidade faz parte do ser humano, não é mesmo?!
Gostei muito da leitura, acredito que esse livro tenha ficado em segundo lugar entre os meus favoritos do autor. Lembrando que é uma proposta completamente diferentes de outros livros do autor, indico ler sem comparar, por exemplo com Caixa de Pássaros.
Uma história centrada, uma narrativa ágil, com um enredo que me deixou tensa em alguns momentos. Em uma edição caprichada da Editora Intrínseca.
Entendem a questão do começo do post? Eu amo os livros desse autor, essa é a verdade. Mas sempre preciso de um tempo para digerir suas histórias e entender o que se passa nas entrelinhas.

Leitura mais que indicada.

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários