RESENHA | Maxwell, O Gato Mágico - Alan Moore

by - terça-feira, junho 09, 2020


Título: Maxwell, O Gato Mágico
Autor(a): Alan Moore
Editora: Pipoca & Nanquim
Páginas: 132
Gênero: HQ, comics, mangá
Ano: 2020


Hey gente, tudo bem?
Cadê os fãs do Alan Moore? Eu sou apaixonada por V de Vingança e Watchmen, mas vocês sabiam que antes de tudo isso teve o Maxwell, O Gato Mágico? Que era uma tira de jornal, publicada entre 1979 e 1986, escrita e desenhada por ele. E nessa edição de luxo publicada pela Editora Pipoca & Nanquim temos TODAS as tirinhas já publicadas. Contando também com prefácio de Eddie Campbell, posfácio de Alan Moore e uma galeria de arte fantástica. Confesso que ao pegar essa obra em mãos me surpreendi com a qualidade, além da sobrecapa, a HQ conta com capa dura com impressões em dourado, e as páginas são em preto e branco. Já vale ter na estante só pelo capricho, né?! Mas vamos para a resenha...


Maxwell caiu na Terra vindo do espaço, direto para a vida de Norman Nesbitt, que decide adotá-lo. Um gato falante, uma pantera insaciável, uma cauda que ganha vida, latas de comida no corredor da morte e ratos, muitos ratos. As tirinhas vão desde o humor ácido para as coisas que aconteciam na época - que na verdade parecem bem atuais -, religião, momentos históricos, até tirinhas com referências cômicas e culturais.


Os desenhos são simples, mas fáceis de compreender. Ah, quero dar um destaque especial ao tradutor, Érico Assis que com suas notas de rodapé me deixou por dentro de algumas referências usadas nas tirinhas de contexto histórico. Isso facilitou muito em alguns momentos. Mas caro leitor, não pense que as tirinhas são ao todo sérias, muito pelo contrário, ri inúmeras vezes com esse gato mágico que ganhou meu coração, ainda não sei lidar com a parte em que uma cobra se apaixona pela sua cauda.


Espero que vocês possam ler o quanto antes, eu vou reler algumas direto. Indico para fãs de quadrinhos e fãs de Alan Moore, afinal, Maxwell viu V de Vingança nascer, não é mesmo?!

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

4 comentários

  1. Como disse ontem, V de Vingança está num patamar tão alto na minha opinião, que nem sei como rotular a obra do tanto que admiro e gosto!
    Por isso, fiquei encantada quando vi essa Hq lá no Insta. As ilustrações são uma gracinha e o enredo também, é claro!
    Espero ter a oportunidade de conferir o quanto antes!!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito que você consiga ler, vai ser incrível falar com você sobre ela <3

      Excluir
  2. Nossa, eu não conheço esse autor :/
    Mas parece ser uma obra muito boa, adoraria ter um exemplar na minha estante.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem?
      Vale muito a pena ter esse exemplar na estante, é a coisa mais linda/fofa do mundo <3

      Excluir