ENTREVISTA COM AUTORES #125 | Autor Flávio B.B Bólico

by - terça-feira, fevereiro 15, 2022


1 - Como você percebeu que queria ser escritor(a)?
Bom, na verdade meu interesse pela escrita veio desde os tempos do colégio, mais precisamente do ensino fundamental, onde por muitas vezes havia algumas matérias que utilizavam trabalhos em grupo e teatros para explanar sobre algum tema. E lá estava eu, fazendo roteiro de algum teatro pra alguma peça por mais simples que ela fosse. Depois veio a fase que mesmo sem entender uma palavra em inglês na época, colocava as músicas que gostava no volume alto e fazia versões em português daquilo que eu achava que se encaixava com a melodia. Tudo isso e somando o fato de adorar ler um bom livro, principalmente de era medieval e fantasia, foi despertando em mim o interesse de um dia colocar no papel algumas histórias que sempre me vinham a mente quando lia algum livro interessante ou assistia um filme/série que gostava.

2 - Tem algum personagem favorito? Em modo geral ou do seu(s) livro(s)? Se sim, por quê? O que ele significa para você?
Em modo geral, toda obra acabo por desenvolver uma simpátia a mais por algum personagem. Agora se tratando de meus filhos (risos), é complicado dizer apenas um personagem favorito, visto que na história em questão, há muitos que ainda não apareceram no primeiro volume, e por eles também, tenho muito apresso. Agora, se for pensar apenas na Sombra do Leste, todos os personagens femininos me encantam.

3 - Como foi para você entrar no mundo literário?
Sempre pensei como um grande desafio, a verdade é que nunca me senti capaz o suficiente para públicar aquilo que escrevia. Talvez por querer seguir a régua alta de alguns escritores que sempre gostei, desde Bram Stoker, a J.R.R Tolkien e G.R.R. Martin. Fato este, que mudou de algum tempo pra cá, quando senti que a cada capítulo que encerrava e acabava por deixar um grande lapso temporal entre eles, tinha a nítida impressão que os personagens estavam parados, estagnados me olhando nos olhos, pedindo para que suas histórias continuassem.

4 - Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?
Sim. No caso desta obra que tem um caráter medieval, mesmo que seja em um mundo fictício, gosto de realizar pesquisas para tentar reproduzir um pouco, aquilo que se passava naquele tempo da história em que penso que a minha se enquadraria.

5 - Existem muitas cobranças por parte de seus leitores?
Até o momento o feedback tem sido incrível, apesar da obra ser muito recente, não consigo escapar dos questionamentos de quando sairá o volume II. Isso claro, me diverte bastante.

6 - Fale um pouco sobre sua forma de criação... Possui alguma mania na hora de escrever?
Da forma de criação, gosto de estruturar cada capítulo antes mesmo de inícia-lo, mesmo que nunca terminei da forma que o pensei. Mania? Várias, creio que 90% da Sombra do Leste tenha sido escrita durante a madrugada. Também sempre gostei de, paralelamente, ouvir música enquanto escrevo, mas sempre no tom daquilo que o capítulo exige. Seja algo lírico nós momentos de rotação baixa, a um heavy metal nos momentos de maiores tensões.

7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo?
Bem, mesmo que tenho muitas ideias destoantes da história em questão, não me vejo escrevendo nada fora desse universo por enquanto. A Saga de Elendel que se inicia com a Sombra do Leste, não terá a meu juízo, menos do que cinco volumes para que possa pôr no papel, tudo aquilo que imagino antes de findar a história.

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Gostaria de dizer que fiquei extremamente feliz em conhecer o Lost Words, o incentivo a leitura é primordial e a forma como é desenvolvido o trabalho, pra mim é cativante. 
Aos futuros leitores? Bom, espero que curtam a  obra A Sombra do Leste e nos vemos em breve. Ah e claro, cuidem-se da Dança da Morte (risos).

Sobre sua obra:


Sinopse: Em uma era onde a paz reina entre os cinco reinos do continente de Elendel, tudo pode estar prestes a mudar.
Guilius Kruger, rei do Reino de Atília, trava uma constante batalha politica para manter-se no trono. Sua honra antes inabalada, ruiu quando Velkan, seu filho e príncipe herdeiro resolveu abandonar o reino para alistar-se na Ordem dos Camuflados de Mier, soldados sem bandeiras responsáveis pela defesa do continente. Pressionado por lordes e conselheiros, agora deve escolher que caminho seguir e arcar com o resultado que suas escolhas possam trazer para sua rainha e filhos.
Longe dali, nas ilha de Skell, o terrível lorde pirata do clã de Stelo, obriga sua filha a casar-se para aumentar seu poderio nos saques ao continente. E, na cidade livre de Mier, o famoso Capitão Velkan, juntamente com seus irmãos de farda, percorrem os cinco reinos caçando criminosos, além de frear o avanço dos piratas de Skell. Porém, uma nova missão obscura surge e um inimigo desconhecido pode dar início a uma nova era e ninguém, aparentemente, pode ser capaz de frear, a Sombra do Leste.

Sobre o autor:


Flávio Branchi B. Bólico, 31 anos, casado e pai do Athos, gaúcho natural de Uruguaiana - RS, viveu os últimos anos em Porto Alegre devido ao serviço público, onde exerce a profissão de policial.
Desde cedo se interessa por uma boa leitura, assistir séries e filmes, sobretudo do gênero de fantasia medieval.
Escritor nas horas vagas, utiliza a escrita como uma válvula de escape, uma forma de apaziguar a mente dos estresses do cotidiano. No ano de 2005, começou os primeiros rascunhos do que viria ser A Sombra do Leste, primeiro volume da Saga de Elendel. Entretanto, após muitos anos arquivado, no final de 2019, os textos foram compilados e reescritos, sendo finalmente finalizados em meados de 2021.

Compre seu livro AQUI!

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

1 comentários

  1. Oi, Aline. Tudo bem? Seu trabalho é incrível em divulgar os autores nacionais. Me parece um livro de excelência. Adorei a entrevista. Parabêns viu. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir