RESENHA | A Filha do Reich - Paulo Stucchi

by - quinta-feira, agosto 08, 2019


Título: A Filha do Reich
Autor(a): Paulo Stucchi
Editora: Jangada
Páginas: 416
Gênero: Literatura Brasileira / Romance / Sociologia / Suspense e Mistério
Ano: 2019
Skoob
Link para Compra
Livro cedido pela Editora
Sinopse: Ao receber a notícia da morte de seu pai Olaf, um ex-soldado alemão refugiado no Brasil , Hugo Seemann viaja à Serra Gaúcha para cuidar do funeral. Contudo, o que parecia ser uma mera formalidade de despedida a um pai que nunca conhecera de verdade, torna-se uma jornada ao passado e aos horrores da Alemanha nazista. Durante o funeral, Hugo recebe a visita da jovem Valesca Proença, que lhe mostra uma carta enviada por Olaf à sua mãe, contendo estranhas revelações que contradizem tudo o que achavam que sabiam a respeito de seus respectivos pais. Buscando desvendar esses antigos segredos há muito enterrados, eles partem para Colônia, onde descobrirão suas origens e o passado sombrio de Olaf. Uma trama envolvendo amizades, traição, morte, amor e milagres que uma obscura organização surgida na época do Terceiro Reich fará de tudo para manter em segredo, na intenção de encobrir a verdadeira identidade sobre uma criança conhecida somente como... A Filha do Reich.


Um romance histórico que possui a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo; Em A Filha do Reich, vamos conhecer a história de Olaf, através de seu filho, Hugo. 
Hugo Seeman recebe a notícia de que seu pai faleceu, a relação entre Hugo e Olaf nunca foi boa, Olaf era um ex-soldado alemão que se refugiou no Brasil; mas Hugo viaja à Serra Gaúcha para poder cuidar do funeral do pai. É então que Valesca entra na história, apresentando uma carta para Hugo, uma carta escrita de Olaf à mãe de Valesca; uma carta que pode mudar tudo; juntos, Hugo e Valesca vão atrás de respostas, sobre o passado tenebroso de Olaf, que Hugo jamais poderia imaginar. O que estava escrito na carta?!


Que eu amo esse assunto, isso vocês já sabem; A Filha do Reich foi uma grande surpresa, porque é uma leitura muito rica em detalhes, e trata de diferentes assuntos, desde ação, aventura, até romance. Eu não tinha lido nada do autor ainda, mas já ouvi falar de outras obras dele, o autor é brasileiro, o que deixou a leitura ainda melhor. 
A história possui capítulos intercalados entre passado e presente. É nítido que o autor fez pesquisas para escrever A Filha do Reich, pois como citei acima, os detalhes, os acontecimentos, e os cenários são muito bem trabalhados, me transportando junto com os personagens para o passado e presente. Falando em personagens, é algo muito bem desenvolvido também, acredito que esse livro entrou para o top 5 de livros favoritos sobre a Segunda Guerra. E mais uma vez fiquei horrorizada em ver como o ser humano pode ser cruel. 



A edição está linda, e junto com o livro de parceria, recebi um kit que me ajudou muito durante a leitura, acho excelente quando as editoras enviam esses kits, assim podemos ter uma sensação além das páginas. 

Já leu algo do autor? Qual seu livro favorito sobre esse assunto? Me conta nos comentários. 

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários