RESENHA | O Sal das Lágrimas - Ruta Sepetys

by - sexta-feira, setembro 13, 2019


Título: O Sal das Lágrimas
Autor(a): Ruta Sepetys
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Gênero: Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Romance
Ano: 2019
Skoob
Link para Compra
E-book cedido pela Editora



Oi gente, tudo bem?
Depois que li Cinzas na Neve (RESENHA AQUI), precisava ler mais algum livro da autora, a escrita dela é simplesmente fantástica. E as expectativas para O Sal das Lágrimas estavam muito altas. Será que essas expectativas foram atendidas?!

Baseado em uma história real, e ambientado na Segunda Guerra Mundial, O Sal das Lágrimas apresenta a história de quatro jovens de países diferentes, refugiados. Emília, Joana, Alfred e Florian têm suas vidas cruzadas, e juntos, cuidando uns dos outros, vão tentar sobreviver a uma jornada terrível e angustiante.

Em 30 de janeiro de 1945 o navio alemão Wilhelm Gustloff iria transportar refugiados e soldados para longe da guerra, mas tudo virou um caos quando foi afundado por um submarino soviético. Um desastre real, que matou mais de nove mil refugiados. Nossos personagens tentam embarcar nesse navio em busca de liberdade, com uma promessa de segurança. Porém promessas nem sempre são reais.

Uma história comovente, cruel e esperançosa (como uma autora consegue passar tantos sentimentos em um só livro?!). A escrita de Ruta é intensa, ágil e despertou em mim várias emoções. Os capítulos são curtos e intercalados entre os quatro jovens, assim conhecemos o passado de cada um, suas perdas e sentimentos. As descrições são bem feitas, e algumas cenas embrulham o estômago, algo que a Segunda Guerra consegue fazer até hoje ao lembramos de quão atroz ela foi.

É um livro necessário para todos, quando terminei a leitura senti que essa história vai me acompanhar por anos, vou lembrar de Emília, Joana, Alfred e Florian para sempre.

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

1 comentários

  1. Ei, Aline! Tudo bem?

    Quando eu vi que era um livro da Ruta, cliquei na postagem logo rsrsrs Ano passado, li ''A vida em tons de cinza'', da mesma autora e fiquei apaixonada pela escrita dela. Foi um livro muito intenso, emocionante e, ao mesmo tempo, cruel. Não tinha pesquisado outras obras dela, mas depois dessa resenha irei correr atrás disso.

    Beijos
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir