ENTREVISTA COM AUTORES #91 | Autor Gustavo Ferreira

by - terça-feira, setembro 15, 2020

 

1 - Como você percebeu que queria ser escritor(a)?
Desde muito cedo sempre gostei de escrever: de aventuras mitológicas, fantasias medievais, viagens em caravanas no velho oeste, até ficções científicas no espaço. Tenho alguns manuscritos (em cadernos do colégio) desde 1991. Entretanto a oportunidade para publicar surgiu em 2017, na editora DPLACIDO.

2 - Tem algum personagem favorito? Em modo geral ou do seu(s) livro(s)? Se sim, por quê? O que ele significa para você?
Diversos personagens me cativaram. No livro "dragões da noite de inverno" o personagem que me cativa é o Sturm Montante Luzente, um cavaleiro. Na trilogia do Bernard Cornwell "Em busca do santo graal" , que começa com o livro "O Arqueiro" o personagem principal de nome Thomas de Hooktown é fantástico. Na saga do Ramsés, de Christian Jacq, o Ramsés é extraordinário. Personagens valorosos, de princípios, de honradez, conquistam minha atenção. Personagens com inteligência e perspicácia, e personagens maquiavélicos também me cativam. Nas "Crônicas de Gelo e de Fogo" diversos personagens me agradam: Daenerys (inclusive é o nome da minha filha), Sandor Clegane, Sor Barristam Selmy,  Tyrion, Mindinho e Aranha...
Nas minhas obras não tenho predileção, embora o vilão de "O RITUAL" é um personagem que acredito poucas pessoas realmente conseguirão ver seu tamanho, ver todas as suas dimensões.

3 - Como foi para você, entrar no mundo literário?
O primeiro livro que lancei foi uma obra sobre processo penal militar, mas a simples realização de ter um livro já foi algo gratificante. A primeira Obra literária foi o BHZOMBIE, lançado em um shopping da cidade logo após o Halloween. Esse foi uma realização em termos de evento, de alcance de público. Mas a verdade é que cada livro publicado é uma experiência ímpar.

4 - Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?
Já escrevo há muito tempo. Obviamente obras contemporâneas precisam de uma releitura para publicação (até mesmo por alterações nas tecnologia, mudanças de cenários já que escrevo muito em Belo Horizonte e as ruas e bairros se modificaram com o passar do tempo). Não pesquiso para escrever, mas leio  munto, e cada leitura me dá elementos para utilizar nas histórias. por exemplo, em BHZOMBIE aparece um militar de nome Eisenhower - não foi coincidência, o nome é o mesmo do general que veio a comandar as tropas aliadas na II Guerra Mundial. eu não pesquisei para escrever o BHZOMBIE, mas já tinha lido muito sobre ele e, quando apareceu a ideia de colocar o nome no personagem, ele me pareceu uma escolha natural, e que possibilita indicar ao leitor outras aventuras. aliás, essa é uma marca em meus livros, cada detalhe esconde um easter egg.

5 - Existem muitas cobranças por parte de seus leitores?
Nos dias de hoje existe muita cobrança para se fazer apontamentos sobre as mais variáveis circunstâncias: pessoas menos favorecidas, minorias, grupos étnicos e etc. Entendo perfeitamente essas cobranças  e sou muito receptivo a elas, porém penso o seguinte: as artes, em especial as obras literárias são uma demonstração de um (e apenas um) espectro da vida, na visão de seu criador. Não vejo porque o artista tenha que colocar em tudo o que faça todas as bandeiras do mundo. No BHZOMBIE um amigo meu (amigo mesmo, mora do lado dos meus pais) questionou por que não falei de pessoas menos favorecidas, de baixa renda, no BHZOMBIE. A finalidade do livro não era para falar sobre as agruras do sistema capitalista, mas tão somente contar o que as pessoas poderiam fazer caso o mundo acabasse. Mas entendi o questionamento dele, e acho que toda a arte serve para instigar a pessoa. Agora, a interpretação da obra é de cada um, eu apenas conto uma história sobre algumas pessoas. Outra leitora me questionou sobre uma personagem secundária do livro O RITUAL, dizendo que ela seria um pouco clichê em seu comportamento. Mas, afinal, não somos todos clichês? Repetimos comportamentos na vida em sociedade que fazemos sem nem perceber. Dos mais simples aos mais complexos. Quantas vezes as pessoas olham seus celulares simplesmente pelo hábito de olhar? Quantas pessoas são gentis mas, na direção de um veículo, se transformam em pessoas agressivas? Quantos indivíduos pregam a paz mas quando estão no meio de uma torcida organizada e se comportam como bárbaros, xingando, humilhando e até agredindo outros torcedores, e, as vezes, até torcedores do mesmo time? Enfim, as artes exigem que o admirador (seja leitor, telespectador, ouvinte...) tire suas conclusões. A única coisa que sou contra é querer cercear o autor. Liberdade é o carro-chefe da civilização.

6 - Fale um pouco sobre sua forma de criação... Possui alguma mania na hora de escrever?
Antigamente eu escrevia durante as aulas, no recreio, ou em casa. Bastava ter um caderno e um lápis e as histórias nasciam (meu caderno de química da oitava série é a prova viva disso). Tenho o hábito de escrever frases que surgem na minha mente. Pode ser a ideia de um enredo, a fala de um personagem, uma cena...qualquer coisa. Depois as frases vão se somando e a história nasce. Em alguns casos, tenho uma "explosão de criatividade". Nessas horas eu tenho que escrever imediatamente. mais recentemente quando uma dessas explosões acontecem é mais fácil, posso falar que o celular grava e depois transcrevo, fazendo ajustes se necessário. Ainda tenho muita coisa antiga que precise apenas de aparar as arestas antes de começar algo novo efetivamente do zero.

7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo?
Tenho ainda muitos arquivos guardados, inclusive alguns nesse caderno de química. Esse ano foram lançados dois livros: "O RITUAL" e "PINDORAMA - terra de aventuras". A ideia era lançar apenas o RITUAL, inclusive seria lançado na bienal mineira o livro, mas devido a pandemia a bienal foi adiada para 2021, então pensei em colocar ambos à disposição dos leitores. Foi gratificante porque ambos já esgotaram as duas primeiras tiragens. Para o futuro próximo tenho uma história infantil sobre folclore, aguardando apenas o ilustrador terminar. Tem também outras duas obras de suspense em BH, uma aventura no espaço, uma aventura na época dos bandeirantes, um romance/drama, uma aventura na Grécia antiga  e uma história ficcional sobre os bastidores da política. Essas já estão prontas, aguardando apenas oportunidades. Algumas delas carecem apenas de releituras, uns ajustes, mas o grosso já está montado.

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Gostaria de fazer um pedido: ajudem os autores nacionais. Ajudem a divulgar, a mostrarem seus trabalhos. Não deixem a literatura morrer e não censurem as artes. Existem muitos bons escritores nacionais pouco conhecidos que precisam ser descobertos pelo grande público, mas não possuem a oportunidade de se manifestarem. Oportunidade para mostrar os trabalhos de Miller Britto, Nono Rebelo, Peter Rossi, Pedro Serra e tantos outros autores nacionais. Ah, e se puderem quiserem conversar, pode me chamar no instagram. É isso: liberdade e oportunidade. Obrigado.

Sobre suas obras:


BHZOMBIE  - um apocalipse zumbi em Belo Horizonte, cheio de referências à cultura pop. Também lançada pelo editora DPLACIDO, essa obra é narrada em primeira pessoa.


SETE DESTINOS - livro de contos lançado pela editora Sete Autores, cada conto foi elaborado por um autor diferente, sendo que todos tratam dos mesmos protagonistas. Gustavo Ferreira escreveu sobre uma misteriosa arca encontrada nas proximidades do sítio arqueológico de lapa vermelha, em pedro leopoldo, e levada para o museu do conhecimento na Praça da Liberdade (BH/MG). Inspirado por H.P.. Lovecraft, o autor discorre sobre a Realidade em seu conto.


O RITUAL  - Editora Sete Autores. Um delegado em plena crise de meia idade se depara com um desafio: um serial killer praticando seus delitos nas igrejas de Belo Horizonte às vésperas do natal. Esse é o livro submetido para agenciamento. o livro encontra-se disponível no formato ebook tanto em português quanto inglês, e seria lançado na Bienal Mineira do Livro em maio/2020, mas, por questões do COVID 19 não houve lançamento do livro físico.


PINDORAMA - terra de aventuras, disponível no formato ebook e físico, trata-se de uma história no Brasil eras antes do descobrimento, quando criaturas do folclore eram de carne e osso. Personagens possuem nomes indígenas, sendo que o significado da palavra remonta a traços da personalidade ou característica do personagem.

Prática processual penal Militar  - Obra sobre direito penal e processual penal militar, lançada pela editora DPLACIDO. O livro aborda a teoria do crime, teoria da pena e o processo penal militar, mais precisamente o inquérito policial militar.

Inteligência na Polícia Militar, desvio de conduta como objeto da inteligência de segurança pública. - Obra voltada para a atividade de inteligência lançada pela editora DPLACIDO. Nela é feita uma síntese da atividade de inteligência e sua alocação no Estado Democrático de Direito. Depois é feita uma evolução histórica da atividade de inteligência, no mundo e no Brasil, para enfim tecer comentários sobre o desvio de conduta dos encarregados de aplicação da lei e a inteligência de segurança pública.

Sobre o autor:


Gustavo de Castro Ferreira (1981) é o autor de "BHZOMBIE ", " O RITUAL ", "PINDORAMA, terra de aventuras ", coautor  de "SETE DESTINOS", além de possuir outras obras na área das ciências sociais, e artigos publicados em diversas mídias.

Bacharel em direito e ciências militares, Gustavo Ferreira é membro da Academia de Letras João Guimarães Rosa.

Natural de Belo Horizonte,  Gustavo descobriu na sua cidade a inspiração ideal para catalisar sua criatividade.


Para mais informações entre em contato com o autor pelo Instagram ou e-mail: gustavo.gapeto@gmail.com
Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

2 comentários

  1. Oi, Aline como vai? Que entrevista adorável! Como sempre nos agraciando com estas entrevistas maravilhosas. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse incentivo que você sempre dá aos autores e autoras nacionais é a coisa mais linda do mundo!
    E posso te contar um segredo?? Eu gritei "Eba" quando vi que você tinha ganho um sorteio do autor.
    Eu o sigo há um tempo e como ele escreve um gênero que amo, ainda pretendo muito ler!!!
    Adorei conhecer um pouquinho mais sobre os trabalhos dele!!!
    Beijo, sua linda!!!!

    E que fique registrado hoje, dia 16 de Setembro:

    Parabéns pelos 8 anos de dedicação. Obrigada por ter dividido conosco seu amor por livros, música, games.
    Obrigada por estar aqui, mesmo quando teu mundinho fica cinza e solitário.
    Obrigada por ter me ensinado tanto nestes 8 anos!!!!

    Beijo grandão!!!!!

    ResponderExcluir