ENTREVISTA COM AUTORES #92 | Autor Tales Figueiredo

by - sexta-feira, setembro 18, 2020

 

1 - Como você percebeu que queria ser escritor(a)?
A grande maioria dos escritores tende a perceber a habilidade, ou a tendência de querer desenvolvê-la, ainda na infância/adolescência.
Comigo foi completamente diferente.
Até os 26 anos de idade (tenho 28), eu jamais havia sonhado que iria escrever um livro. Eu sempre fui um leitor, sempre gostei de ler, mas escrever era outra história. A primeira inspiração surgiu com um autor chamado Bernard Cornwell, eu li praticamente todos os livros dele e, sem perceber, comecei a ter vontade de escrever. Minha escrita possui grande influência do estilo dele por isso.
Aos 26 anos, escrevi um conto. Do nada. Só por diversão. O objetivo era publicar o conto em um fórum (GSB – não existe mais, creio eu), e entreter os membros. Acabou que existia uma premiação mensal nesse fórum (eu não sabia) e eu ganhei o prêmio “milionário” de 10 reais. Foi aí que tive o estalo e achei que poderia entrar mais a fundo nesse negócio de escrever histórias.
Um ano depois, começo a escrever meu primeiro livro, que termino em 9 meses. Hoje, ele está para ser lançado por uma editora. Mas enquanto não lança, decidi escrever outro livro, dessa vez um livro de contos, esse que já está na Amazon.
Ainda não sou nenhum autor consolidado, mas, hoje, sei que quero ser um escritor.

2 - Tem algum personagem favorito? Em modo geral ou do seu(s) livro(s)? Se sim, por quê? O que ele significa para você?
Tenho sim. Na verdade, tenho vários. Mas aquele que mais me toca é um personagem que eu mesmo criei.
Por quê? Simples, porque ele é baseado em mim e nos meus amigos mais próximos.
Ele se chama Dorian, é um anão coadjuvante nas minhas histórias, mas que acaba roubando a cena pelo seu jeito engraçado de usar as palavras e perceber o mundo em volta. Mas ele não se resume a ser um personagem que faz os outros rirem, também tem seus momentos sérios e é um amigo muito leal (assim como eu e meus amigos).

3 - Como foi para você, entrar no mundo literário?
Nada fácil. Sempre tem aquela vergonha do que os outros vão pensar, sabe? Até por isso ninguém próximo de mim sabia que eu escrevia até bem pouco tempo atrás.
Fui ganhando coragem ao ver os feedbacks positivos de pessoas que não conhecia (algumas se tornaram amigas depois). Para isso, usei e abusei da plataforma Wattpad, que é por onde recomendo que novos aspirantes a escritores comecem (inclusive, mantenho ainda amostras do meu trabalho por lá).

4 - Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?
Antes, durante e depois! Isso é essencial. Escrevo fantasia, tudo bem, mas com muita base na nossa realidade do século 18, por isso, sempre pesquiso sobre a época, desde vestimentas, funcionamento das armas e até como era usado o banheiro.
Quem ver meu histórico de pesquisa vai achar que tem algo muito errado comigo.

5 - Existem muitas cobranças por parte de seus leitores?
Como ainda sou bem novo no mercado, não muita. É mais uma cobrança saudável de pessoas próximas.

6 - Fale um pouco sobre sua forma de criação... Possui alguma mania na hora de escrever?
Conheço pessoas que imaginam uma cena no final do livro e escrevem logo, outras que escrevem cenas aleatórias, fora de ordem, e as juntam depois.
Não sou uma dessas pessoas.
Sempre escrevo tudo na ordem – início, meio e fim – senão me perco completamente. Também não sou muito bom com roteiros (os meus geralmente só tem 1 página).
Minha forma de criação de histórias, porém, não acompanha minha maneira de escrever. Nunca vem na ordem. As ideias são sempre aleatórias, que vou encaixando na medida em que escrevo, e elas costumam aparecer durante o banho.

7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo?
Tenho um segundo e-book sendo escrito, que vai ser continuação do primeiro – já lançado. Gostaria muito de lançá-lo ainda esse ano, visto que a história dele se passa antes do romance (que sairá em janeiro do ano que vem), mas não sei se vai ser possível.
Assim que o livro e os dois e-books estiverem lançados (o que deve se resolver até março de 2021), voltarei minhas atenções para um segundo romance, que quero lançar no final de 2021 ou início de 2022.

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Bom, primeiramente, se você leu até aqui, meu muito obrigado!
Segundo: Peço que apoiem o trabalho da literatura nacional, é muito importante para continuarmos a revelar cada vez mais grandes autores.
Terceiro: Espero que gostem do livro.
E, finalmente, quarto: Minhas portas estão totalmente abertas a qualquer um que quiser conversar, fazer críticas, dar sugestões ou apenas elogiar, basta me chamar no Instagram.
Nos vemos por aí!

Sobre sua obra:


Sinopse: "Mercenários da pior espécie. Caçadores de recompensas nada mais são que párias sociais com ilusões de que podem quebrar a lei para seu próprio ganho pessoal."
Arkon Kais, Dorian Gilar e um menino chamado Aevelm são caçadores de recompensas em um mundo decadente e sombrio, andarilhos em um país tomado por criminosos, monstros e agentes da lei corruptos. Juntos, tentam sobreviver ao caos enquanto fantasmas do passado os perseguem.
A obra se passa antes do primeiro romance da saga "As Crônicas do Casaca Negra".

Sobre o autor:


Tales Figueiredo é natural de Belém – PA. Sempre foi fã de ficção fantástica, histórica e livros de administração. Formado em Direito, mas não seguiu na área. Começou a escrever de forma profissional apenas aos 27 anos. Antes disso, testou sua escrita ao publicar um pequeno conto em um fórum já extinto, vencendo o prêmio “milionário” de 10 reais. Publicou parte de sua primeira obra na plataforma Wattpad, onde venceu dois concursos e ficou em terceiro lugar em outro.
Hoje, mora na Serra Gaúcha, onde escreve livros de fantasia inspirados nos famosos livros de George R.R. Martin e do autor de ficção histórica Bernard Cornwell.

Instagram do autor | Compre seu livro AQUI | Wattpad 

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

2 comentários

  1. Eu nunca vou me cansar de agradecer a você essa oportunidade única de conhecer obra e autores nossos!
    Poucas pessoas dão o valor necessário ao que é nosso, ainda mais quando não está na "moda".
    Amei conhecer um pouco da vida do autor, de sua obra e projetos futuros!!!
    Beijo

    Angela

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline tudo bem? Que entrevista incrível! Não conhecia o autor e foi bom conhecê-lo por aqui. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir