ENTREVISTA COM AUTORES #245 | Autor Leonel Silveira Cervo

by - terça-feira, abril 08, 2025


1 - Qual foi sua inspiração para começar a escrever?
Para escrever A Jornada de Leônidas: O Começo do Fim eu me inspirei em alguns eventos da minha vida pessoal, em vários eventos da História (algo que sempre me fascinou) e nas relações sociais. Dentre os eventos da minha vida pessoal, ressalto muito as situações que enfrentei na escola, como a diferença gritante de tratamento que os alunos recebiam, tudo num ambiente onde sempre se ressaltava que "todos são iguais". Obviamente, a prática era bem diferente porque, em muitas situações, atitudes semelhantes recebiam tratamentos completamente diferentes. Era a lógica de que não o que era feito, mas sim quem fazia. Então o que fiz foi casar as relações escolares com as relações da sociedade como um todo, sem deixar de acrescentar um toque histórico fantasioso, no que se refere aos grupos da fictícia Escola Romanorum, os quais são monarquias absolutistas.

2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita?
 Muitas obras foram me inspirando na minha escrita, tais como séries americanas e animações japonesas (animes). Mas talvez o que mais me influenciou a ter o estilo de escrita que tenho foi a forma como a autora americana Alyson Noël escrevia a saga dela, Os Imortais, que contava com seis volumes. Acabei seguindo um estilo semelhante ao dela, com a estória sendo contada em primeira pessoa e com muita riqueza de detalhes. O que me diferencia é que eu trago situações cômicas, mesmo em momentos mais tensos, de modo a deixar leitura mais interessante e menos maçante. E também, claro, o fato de que fazendo da forma como faço, acabo me divertindo bastante com a escrita.

3 - Como você lida com o bloqueio criativo?
Várias são as formas de se lidar com os bloqueios criativos. Eu, quando sinto que a escrita não flui, apenas dou um tempo para esfriar a cabeça, reorganizar as ideias e, enfim, prosseguir.

4 - Quais desafios você enfrentou durante sua jornada como escritor(a)?
Como sou novato na carreira de escritor e só tenho um livro publicado, no momento, posso dizer que o meu maior desafio tem sido o anonimato. Como quase ninguém me conhece ainda, o meu trabalho ainda não pôde ser apreciado por muitas pessoas. Por mais que o meu livro já tenha sido muito elogiado, o fato de ele não ser conhecido segue sendo um fator determinante, infelizmente.

5 - Você já teve experiências significativas com seus leitores? Alguma história que gostaria de compartilhar?
Ainda foram poucos os que vieram me abordar para falar sobre o que acharam da obra, em maior parte eram conhecidos meus. Confesso que fico muito contente quando escuto as pessoas falando sobre o meu livro, seja para elogiar ou para trazer alguma crítica construtiva. Ainda quero ouvir mais opiniões de mais pessoas.

6 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica?
Sobre o meu processo de escrita, não tenho uma rotina específica, apenas vou escrevendo conforme vou sentindo vontade de escrever e quando o meu tempo me permite. Claro, prefiro escrever quando estou bem tranquilo e, de preferência, em momentos que me permitam ouvir música enquanto escrevo. Rock n' Roll me ajuda a manter a inspiração.

7 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores?
O impacto que eu gostaria que a minha obra tivesse sobre os leitores seria a compreensão da mensagem que tento passar, de jamais devemos abaixar a cabeça para injustiças, mas que também não devemos tomar decisões de maneira impulsiva, no calor do momento. Que por maior que seja a revolta, não devemos deixar que ela nos destrua por dentro. E a de que não devemos tolerar abusos de qualquer tipo.

8 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo projeto?
Sim, estou trabalhando na continuação do meu primeiro livro. O primeiro volume é A Jornada de Leônidas: O Começo do Fim, e o segundo, que já tem nome definido, é A Jornada de Leônidas: A Guerra dos Grupos. O segundo volume não é o último, e eu planejo lançar toda a saga, apesar de ainda não ter certeza sobre quantos volumes serão necessários.

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Para os leitores da Lost Words, gostaria de convidá-los a conhecer a minha obra, A Jornada de Leônidas: O Começo do Fim, pois garanto que será uma leitura como nenhuma outra já realizada. A obra já vem recebendo vários elogios de todos que já estão lendo-a, tanto que já estão me pedindo pela continuação. Sei que a minha pode ser um prato cheio para quem gosta de ficção com mistérios, intrigas e plot twist. Se os leitores da Lost Words derem uma chance para o meu livro, não se arrependerão. E se quiserem conhecer mais sobre a obra, sobre as opiniões que o pessoal já vem dando, quero que se sintam mais do que bem-vindos para visitar e seguir o meu perfil no Instagram, @jornada.de.leonidas, e visitar meu site www.jornadadeleonidas.com.

Sobre sua(s) obra(s):


Sinopse: Imagine uma escola onde todos os alunos se dividem em grupos que são verdadeiras nações, onde uns têm títulos de nobreza e podem tudo, enquanto outros são plebeus e não podem nada. Essa é a realidade que Leônidas von Weiss Lecchini terá de enfrentar ao retornar à Escola Romanorum, de onde fora rechaçado quatro anos antes, para poder descobrir a verdade sobre o porquê de ele ter tido o destino que teve e, ainda, virar a Escola do avesso para se vingar de todos os responsáveis por sua desgraça. Porém, ao longo dessa jornada, ele descobrirá que nesse lugar, onde quase todos o odeiam, ainda haverá pessoas dispostas a lutar a seu favor, nas quais ele realmente poderá confiar. A constatação mais importante a ser feita por Leônidas é a de que pôr um fim nos abusos e absurdos dos nobres e de muitos funcionários da Escola não é apenas uma questão de honra ou de uma reles vingança pessoal, mas de justiça. - Compre aqui!

Sobre o(a) autor(a):


LEONEL SILVEIRA CERVO é o criador da envolvente saga "A Jornada de Leônidas". Nascido em 2 de outubro de 1997, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde reside até hoje, Leonel é também advogado desde 2024. Com uma paixão por contar histórias, transformou algumas de suas vivências pessoais e observações do mundo em inspiração para seu primeiro livro, publicado em 2023.
Além de continuar seus estudos, está trabalhando em novas obras que prometem capturar a imaginação dos leitores. Até agora, ele lançou "O Começo do Fim", o primeiro volume da saga, marcando o início de sua jornada literária.

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários