ENTREVISTA COM AUTORES #38 | Autora Marta de Miranda

by - domingo, agosto 12, 2018


1 - Como você percebeu que queria ser escritora?
Desde pequenina por influência da minha irmã mais velha, sempre gostei desse mundo que é capaz de nos transportar para outro lugar sem sair do lugar. Escrever estava na minha lista de objetivos a realizar na minha vida, mas era a última tarefa a se fazer. No entanto, no dia 23 de janeiro de 2010 escrevi meu primeiro parágrafo. E de lá para cá tenho nove prontos e comecei o décimo. Antes do Último Suspiro escrevi três e mais cinco depois dele, mas Último Suspiro, lançado na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo pela Editora Coerência é meu primeiro livro publicado. Os outros estão guardados, esperando para o momento certo.

2 - Tem algum personagem favorito? Em modo geral ou do seu(s) livros? Se sim, por quê? O que ele significa para você?
Todos são favoritos a seu modo e significam muito para mim. Com o decorrer da escrita me apaixono e odeio eles com a mesma intensidade. No entanto, todos são importantes para o contexto. Não é possível haver uma história sem o papel de cada um deles.

3 - Como foi para você, entrar no mundo literário e publicar seu livro?
Comecei a busca para a publicação há um ano atrás. Foi logo depois que terminei o Último Suspiro. Enviei vários e-mails as editoras, todas cordiais, me informaram sobre períodos que estariam recebendo originais. Outra pediu para que eu encaminhasse o book proposal, recebi um e-mail onde dizia que havia sido encaminhado para o conselho editorial e me desejaram sucesso, mas depois de alguns meses sem receber uma resposta voltei a procurar. Retomei as tentativas nesse ano e quase fechei com uma editora, mas me senti meio insegura, então recusei a proposta. E enquanto estava em negociação com essa que recusei, vi um vídeo da Lilia Vaccaro, Editora Chefe da Editora Coerência no YouTube, onde ela explica como era publicar com eles.  Me apaixonei pela Coerência naquele mesmo instante, mas não podia enviar meu original para eles. E quando recusei a proposta feita pela editora que não deu certo, imediatamente encaminhei meu original para a Editora Coerência, alguns dias depois recebi um e-mail da Lilian Vaccaro dizendo que meu manuscrito tinha sido aprovado pelas betas e que eles tinham interesse em publicar meu livro. Foi uma experiência incrível. A Lilian é super atenciosa e uma defensora de seus escritores. Está sendo maravilhoso ter um livro publicado através da Editora Coerência.

4 - Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?
Geralmente tenho a história toda em minha cabeça, mas pesquiso sim com bastante cuidado e carinho quando tem algum assunto que não entendo bem. Pois nós escritores temos que passar informações corretas para nossos leitores.

5 - Existem muitas cobranças por parte de seus leitores?
Como estou começando minha carreira literária agora não estou sofrendo as cobranças ainda. Mas tem algumas pessoas me cobrando uma sequencia do livro Último Suspiro... pode ser que algo já esteja a caminho. (rsrsrs)

6 - Fale um pouco sobre sua forma de criação.. tem alguma mania na hora de escrever?
Quando escrevo sou transportada para dentro da história e me esqueço do que está a minha volta. É só meu notebook, meus personagens e eu. Não tenho manias. Meu tempo é bem corrido. Trabalho 8 horas por dia. Faço ballet duas vezes por semana e estou tentando aprender violino (Maestro Itapuã deve estar chateado comigo, pois a correria acabou fazendo com que o violino ficasse meio de lado), tenho meus afazeres domésticos, meu marido e três gatos. Então devido a isso escrevo de manhã antes de ir para o trabalho, na hora do almoço e a noite. Escrevo sempre que posso. Se pudesse escreveria o dia todo. Amo escrever. Sinto que nasci para isso.

7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo?
Como já mencionei antes, comecei a escrever meu décimo livro,  outro romance policial. Mas quero publicar um outro que é um romance clichê. Amo romance clichê. Eles aquecem o coração da gente.

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Espero que gostem das histórias  que crio. E que durante a leitura do livro Último Suspiro percam o fôlego. E que também podem me procurar nas minhas redes sociais. Será um prazer falar com vocês.

Sobre a Autora:


"Nasci em 19/01/1985, em Terra Nova no estado do Paraná. Quando tinha seis anos minha família decidiu mudar-se para Sinop, no estado de Mato Grosso, em busca de novas oportunidades e desde então, Sinop tornou-se minha cidade do coração. Ainda muito pequenina minha irmã mais velha me ensinou a ler e a escrever e por influência dela, sempre vivi infiltrada nesse mundo e me apaixonei pelos livros. Sou formada em Ciências Contábeis pela UNEMAT, trabalho numa instituição de fins não econômicos, casada, faço aulas de balé e violino e tenho três gatos."


Sobre sua Obra:


Sinopse: Louise é uma jovem que vive a meia hora de distância da pacata Sinop, uma cidade interiorana no norte do Estado de Mato Grosso, Brasil. Apesar das atividades criminosas da cidade ser mais delitos de trânsito, ela prefere morar afastada e viver silenciosamente na casa onde cresceu ao lado do pai e do irmão. Tem alguns amigos e um relacionamento desgastado pelo tempo, então, decide terminar com Victor, o namorado da época da adolescência. E é nesse momento que Arthur entra na sua vida de modo sedutor e ao mesmo tempo misterioso. Quando Louise se dá conta está totalmente apaixonada. A medida que se envolve, o cenário da cidade se transforma em outro. Algumas mulheres desaparecem e dias depois são encontradas assassinadas. Um assassino em série passa a ser procurado pela polícia. E no meio da impotência de não poder fazer nada por Ricardo, braço direito do seu pai que teve a sobrinha assassinada, Louise caminha para o seu último suspiro.



Gostaram? Me conta aqui nos comentários.
Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

19 comentários

  1. Aline, querida!!!
    Adorei a entrevista. Você é uma parceira linda.
    Desejo sucesso a ti e que seu IG e blog continue crescendo.
    Um abraço super apertado.
    Beijos.
    Marta de Miranda

    ResponderExcluir
  2. Puxa, estou completamente fascinada com o enredo do livro da autora! Como não conhecia, já estou o mandando para a lista de desejados. Achei que era apenas uma história de amor.rs mas não, é suspense e parece que dos bons!! Espero poder conferir o livro com certeza!!!
    O mais bacana aqui no blog é isso, conhecer autores "escondidos" ainda, mas que já começaram sua vida literária com grandes tesouros.
    Muito bom tudo isso!!!
    E que venham mais e mais livros da autora, que mesmo com toda a correria, ainda acha tempo de? Ser Feliz!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Nossa, a autora é a definição de que todo autor claramente tem uma vida para administrar. Não sei como eu daria conta de tudo e ainda organizando o décimo livro!
    Eu realmente amei a Sinopse de Último Suspiro, se enquadra naquilo que gosto de ler e espero conhecer. Muitíssimo sucesso para a autora.

    ResponderExcluir
  4. Ah que legal poder conhecer mais dessa autora, e incrível como as mulheres estão entrando aos poucos nos gêneros sem ser de romance. E estou muito querendo comprar esse livro para ler.

    ResponderExcluir
  5. Aline!
    Admiro uma escritora que já sabia que escreveria desde a infância, é a determinação que a trouxe para o mundo literário, fascinante.
    A luta para editar um livro é difícil e fico bem feliz que ela tenha conseguido e não tenha desistido.
    Sucesso para Marta!
    E que venham mais e mais livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Estou doida pra ler esse livro e, acho que por isso, amei ainda mais a entrevista.
    Gostei muito das maneiras simples que a Marta respondeu as perguntas e sua interação com os leitores. Gostei também forma como ela encontrou a editora e deu tudo certo. AMEI essa estante cheeeeia de livros atrás dela na foto hahahaha (e já fiquei com vontade de apertar os gatinhos dela).
    Marta, eu te desejo muita sorte e muito sucesso na sua carreira como escritora! Beijos ;*

    ResponderExcluir
  7. Paranaense! <3

    Eu ainda não conhecia a escritora, e pretendo conhecer melhor agora, amo romance policial. Adorei a sinopse do livro, me interessou, espero poder ler algo da autora. E adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a autora, achei a entrevista muito boa é sempre bom saber como os autores começaram a escrever, achei legal ela odiar e amar os personagens que cria é igual aos leitores. Gostei da sinopse adoro suspense e mistério.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Mais uma vez adorei conhecer uma autora incrível e gostei demais da sinopse do livro, sem dúvida vou querer conferir. Gostei de saber também que em breve teremos um romance clichê (suspirando já). Muito bacana a dedicação que a autora tem com a escrita, parabéns e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  10. Uaaaal amei conhecer essa Escritora. Já conhecia o livro dela de vários posts no Instagram mas confesso que não conhecia a autora. Tem uma história maravilhosa por essas respostas. Desejo todo sucesso do mundo a ela.
    Que venham muito mais livro haha
    ��

    ResponderExcluir
  11. Já vi a foto deste livro várias vezes mais ainda não conhecia a Autora, foi bom saber a quem pertence esta obra, e ainda poder conhecer um pouco mais sobre ela através desta entrevista valeu por compartilhar isso conosco Aline é sempre bom poder conhecer quem são os autores nacionais. ♥

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a autora, mas fiquei bastante surpresa com a sinopse do livro, faz bem meu estilo literário e eu me interessei muito pela história. Assim como a autora, também tenho escrever como um dos meus objetivos, apesar de ele estar um pouco de lado agora, por conta da rotina de estudos e tudo mais.

    ResponderExcluir
  13. A capa do livro ja me conquistou, amo um mistèrio, esses que nos deixam com aquela desconfiança. Adorei conhecer mais essa autora nacional.

    ResponderExcluir
  14. Fiquei impressionada com a história da autora em ter seu livro publicado realmente sempre tem esse desafios até o autor consegui ter sua obra publicada no mercado editorial

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Imagino a emoção da autora quando recebeu a resposta positiva da editora sobre sua obra.
    Gostei muito do enredo do livro, e a sinopse já me ganhou. Já coloquei na lista de próximas aquisições.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia a autora e nem o livro. Adorei a sinopse desse livro tenho certeza que será um sucesso.
    Já anotei na minha pequena lista, que só aumenta a cada novo autor que conheço aqui no blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Aline, assim não dá, fiquei 2 meses longe do blog e no dia em que volto a lê-lo, já adicionei 3 livros na minha lista de desejados?? Detalhe, tirei 3 (porque ganhei) e entraram mais 3, isso se não aumentar até amanhã kkk. Cara, é muito dificil um suspense não me deixar curiosa, eles me pegam nas pequenas brechas kkkkk Não conhecia a Marta e amei a forma natural que ela fala e o tanto que demonstra a gratidao a irma por apresentar esse mundo maravilhoso da leitura.

    Bjss

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da entrevista com a Marta.
    Bem legal ela escrever desse sempre, e escrever tanto!
    Ainda quero ler seu livro!
    Eu já tinha visto a capa antes, bem bonita.
    Parabéns para autora e a você, Aline, pela maravilhosa entrevista!
    bjssss

    ResponderExcluir
  19. oi Aline
    Já disse que adoro suas perguntas né?
    Muito bom quando alguém mais velho nos influência a ler, eu também fui influenciada pela minha irmã mais velha.
    Eu adoro suspense e terror, mas como a autora não resisto a um clichê kkk
    Adorei a entrevista, e poder conhecer mais de uma autora nacional.
    Bjosss

    ResponderExcluir